Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

7 de junho de 2012

PEDRO ERA UM PAPA SECRETO?

Não há dúvida de que o apóstolo Pedro era uma pessoa única! Impetuoso e sincero, ele se destacou entre os outros apóstolos. Alguns concluem pela proeminência de Pedro que ele deve ter recebido uma posição especial na igreja primitiva. Também argumentam que essa autoridade especial dada a Pedro foi passada aos seus sucessores, o último dos quais seria o atual papa da Igreja Católica Apostólica Romana.

O Novo Testamento nem sugere que Pedro tenha recebido a posição de “líder terreno da igreja universal”. Se ele exerceu mesmo tal autoridade, nem os outros apóstolos nem os irmãos de Jerusalém sabiam disso. 

O livro de Atos registra que houve uma controvérsia entre os membros da igreja quando alguns irmãos de Jerusalém foram a Antioquia e começaram a ensinar que os gentios cristãos precisavam ser circuncidados e guardar a lei de Moisés para serem salvos (Atos 15). Após alguma dissensão, Paulo e Barnabé e outros irmãos viajaram de Antioquia a Jerusalém para consultarem os apóstolos e presbíteros sobre esta questão. 

Certamente Pedro poderia resolver essa questão, se ele fosse o primeiro papa! Julgando pelo o que acontece hoje na Igreja Católica, ele teria emitido uma bula papal e a controvérsia teria acabado. A igreja seria obrigada a seguir suas instruções. 

O que aconteceu, na verdade, é que Paulo, Barnabé e Tiago falaram aos cristãos reunidos, junto com Pedro. Pedro não parece receber nenhuma deferência acima dos outros. Uma carta foi enviada aos irmãos gregos em Antioquia, Síria e Cilícia, respondendo à questão da circuncisão, mas não foi uma bula papal de Pedro! Os apóstolos, presbíteros e irmãos adotaram a linguagem de Tiago (compare Atos 15:19-20 com o versículo 29). A carta especificamente menciona quatro irmãos, mas não Pedro. 

Paulo claramente não entendeu a estatura espiritual maior do apostolo Pedro. Ele escreveu aos Coríntios, “Em nada fui inferior a esses tais apóstolos” (2 Coríntios 11:2; 12:11). Como ele poderia dizer isso se Pedro fosse mesmo o líder terreno da igreja universal, o bispo universal? 

Isso não seria a única vez que Paulo falharia na sua maneira de tratar Pedro, não lhe dando a deferência que a Igreja Católica rende aos papas. Paulo escreveu sua epístola aos romanos durante sua terceira viagem missionária, não muito depois de escrever 2 Coríntios. Ele concluiu a carta aos romanos com uma lista extensa de saudações (veja capítulo 16), mas não menciona Pedro! Pedro não estava em Roma? Paulo cometeu um descuido notório? Ou pode ser que Pedro nunca foi reconhecido como um papa pela igreja primitiva? Pode ser que a Igreja Católica inventou esta primazia de Pedro? 

Há um fato sobre Pedro que a Igreja Católica não inventou – sua esposa (Mateus 8:14; 1 Coríntios 9:5)! Se ele tivesse vivo hoje, esse suposto primeiro papa nem poderia servir como papa.

Postado por Edinêr

Allen Dvorak





Nenhum comentário: