Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

3 de agosto de 2012

CRISTO, O ÚNICO PASTOR.

Disse Jesus: Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo (Mateus 23.8-10).

O Senhor faz uma séria advertência para que ninguém queirais ser chamado, de Rabi, Mestre, Pastor, porque somente Ele é digno desse tratamento e todos os demais sois irmãos.

Sabendo Ele ainda da ousadia de muitos que almejam receber a mesma reverência que o Criador, serem chamados de pai, evidenciou que Pai é somente Deus que está no céu.

A propósito, conhecem o significado das palavras “PADRE” e “PAPA”? Pois bem, “padre” em espanhol significa pai, como “papa” na língua italiana também significa pai. Esse pronome é exclusividade do Pai Criador, e jamais homem algum poderá ambicionar ser tratado como Deus, mas a criatura quer se nivelar ao seu Criador.

Temos conhecido também alguns teólogos que possuem o título de REVERENDO. Vamos conhecer o seu significado nos dicionários da língua portuguesa:

Reverendo: Digno de reverência, respeitoso.

Reverência: Respeito às coisas sagradas, veneração, acatamento, inclinação da cabeça e do corpo em adoração a alguém.

Agora meditem na incoerência dos que possuem esse título (reverendo), se no Livro do Apocalipse 4.11, a Palavra relata que somente o Senhor Deus é digno, de reverência, adoração, honras e glórias, vejamos:

Digno és, Senhor, de receber honras, glórias, e poder, porque tu criaste todas as coisas e por tua vontade são e foram criadas.

O ÚNICO PASTOR

Mas os possuidores de títulos tentam justificar-se fundamentando-se na carta aos Efésios 4.11-13, onde diz: Ele deu uns para apóstolos, outros para evangelistas, outros para pastores e doutores; querendo o aperfeiçoamento dos Santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que cheguemos à unidade da fé, a varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo.

A que se refere essa mensagem? O Senhor quer o aperfeiçoamento dos Santos e não está outorgando ao homem, direitos a receber título eclesiástico, a referencia é sobre os dons espirituais para a obra do Ministério, vejamos:

I Coríntios 12.28-31- E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Porventura, são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?

Têm todo o dom de curar? Falam todas diversas línguas? Interpretam todos?

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.

Mas também está escrito (Hebreus 13.17): Obedecei aos vossos pastores e sujeitai-vos a eles. Está corretíssima, a referência é sobre a função exercida pelo líder da igreja, o qual tem a responsabilidade de conduzir o rebanho para o encontro com o Senhor Jesus Cristo. Nós reverenciamos o Sumo Pastor, o nosso Senhor e Salvador, Cristo, Único Pastor.

E no Evangelho de João 10.11-13, disse Jesus: Eu sou o bom Pastor, e dou a minha vida pelas minhas ovelhas, mas o mercenário (mercenário quer dizer o que trabalha por dinheiro, ganancioso), vê vir o lobo e foge, e o lobo as arrebata; mas foge porque não é Pastor, é mercenário.

E ainda em João 10.16, Jesus declarou: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também, me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

O Senhor afirma que Ele é o único Pastor, que tem outras ovelhas, mas ainda não estão no seu aprisco, e lhe convém agregá-las. E você meu irmão, está agregado no rebanho de qual pastor? Por essa razão precisamos estar no rebanho de Cristo, e confessar somente Ele como nosso único Pastor.

Alguns contestam dizendo que um rebanho e um Pastor só ocorrerá na vinda de Cristo. Mas o Evangelho de Lucas 20.35, 36 revela que somos ovelhas somente aqui na terra, porque na vida futura receberemos o galardão da vida eterna e seremos semelhantes aos anjos de Deus.

Agora muita atenção no que refere a Palavra do Senhor no livro de Eclesiastes 12.11: As Palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados pelos mestres das congregações, que nos foram dadas pelo Único Pastor.

PASTOR NAS ESCRITURAS

Parte superior do formulário

Mateus
9:36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. 
25:32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 
26:31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. 

Marcos
6:34 E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. 
14:27 E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. 

João
10:2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 
10:11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 
10:12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 
10:14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 
10:16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. 

Hebreus
13:20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, 

1 Pedro
2:25 Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. 
5:4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. 
Participação: CARVALHO - CRISTO É A VERDADE