Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

8 de janeiro de 2013

IGREJA PARA O APÓSTOLO PAULO

 O SIGNIFICADO DA PALAVRA “IGREJA” NO NOVO TESTAMENTO
Idiomas mudam com o tempo. Mesmo se não houvesse acordos internacionais para definir e modificar normas de ortografia, qualquer idioma usado no dia a dia sofreria alterações. Se tentar ler um livro publicado 400 anos atrás, sem atualizações do vocabulário e ortografia, a maioria das pessoas enfrentaria bastante dificuldade. Por este motivo, o estudo de textos antigos (a Bíblia, neste caso), requer atenção para os significados das palavras usadas no passado para comunicar ideias. Versões recentes da Bíblia podem ser compreendidas com mais facilidade do que traduções feitas séculos atrás. Mas, mesmo com esta ajuda, há algumas palavras que já entraram no vocabulário cotidiano, mas com significados diferentes dos sentidos originais. Neste artigo, vamos considerar um exemplo prático: a palavra “igreja”.
Para ilustrar o problema, vamos começar com um dicionário comum, o Aurélio Século XXI, publicado em 1999. Conforme este dicionário, a palavra igreja significa: “1. Templo cristão.... 2. Autoridade eclesiástica. 3. A comunidade dos cristãos. 4. O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé e sujeitos aos mesmos chefes espirituais”. O dicionário continua com alguns usos da palavra específicos à igreja Católica, mas estes primeiros já servem para ilustrar nosso ponto aqui. Estas definições bem explicam o uso atual da palavra. O sentido mais comum, no dia a dia, é um “templo cristão”, um prédio conhecido como local de atividades religiosas. O segundo significado captura a ideia da autoridade das instituições religiosas, sejam “católicas” ou “evangélicas”, e assim entendemos que igrejas declaram suas decisões e doutrinas. No uso popular no século XXI, estas definições servem bem.
Mas se inserir um destes primeiros dois significados em algum texto bíblico que fala da igreja, o resultado será a confusão. Na Bíblia, igreja nunca significa templo material ou prédio, e não se refere a alguma hierarquia de autoridade religiosa. Considerando as definições do Aurélio, o sentido mais apropriado, no contexto bíblico, é “a comunidade dos cristãos”. Quando encontra a palavra igreja na Bíblia, não deve pensar em “onde”, deve pensar em “quem”. Não pense em instituição ou organização, pense em organismo (corpo).
Igreja vem da palavra grega ekklesia, que se refere às pessoas “chamadas para fora”. Naquela época, esta palavra foi usada para falar de assembleias gerais de cidadãos de certos locais, e passou a ser usada para identificar o conjunto de pessoas chamadas para sair do pecado e pertencer exclusivamente a Cristo. Às vezes, ela descreve a totalidade destas pessoas: “a igreja dos primogênitos arrolados nos céus” (Hebreus 12:23).
 
 À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
 
É neste sentido geral ou universal que Paulo falou sobre a igreja em Efésios 5:22-33.
 
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido e em várias outras passagens.
Por se referir a um conjunto ou assembleia de pessoas, a palavra é usada outras vezes no Novo Testamento para identificar um grupo local, uma congregação que se reunia em determinada cidade, por exemplo. Este é o sentido quando lemos da “igreja de Deus que está em Corinto” (1 Coríntios 1:2), ou, referindo-se a várias congregações na mesma região, as “igrejas da Galácia” (Gálatas 1:2).
 
O ponto importante quando pensamos no significado bíblico da palavra igreja é entender que fala de pessoas, e não de prédios. No uso popular, igreja pode significar edifício, mas no uso bíblico, nunca se refere a um local construído com blocos e cimento. O edifício é espiritual, e as pedras usadas na construção são os próprios cristãos. Com este entendimento, podemos evitar distorções populares. Uma igreja não precisa de “templo” ou “prédio” para ser real e legítima precisa de pessoas! Evitemos, também, outro extremo de alguns que ensinam que igrejas necessariamente se reúnem somente em casas. Enquanto algumas igrejas no Novo Testamento se reuniam nas casas de irmãos, não foi um padrão universal. Sabemos que uma igreja se reunia no Pórtico de Salomão (Atos 5:12), e outra em um cenáculo ou sala superior (Atos 20:8). Em muitos casos, a Bíblia não fala do local das reuniões, pois a ênfase não está no lugar, e sim nas pessoas chamadas para sair do pecado e pertencer a Cristo. É isso que igreja significa!
Postado por Edinêr
Dennis Allan