Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

12 de janeiro de 2013

UM ÚNICO PASTOR E UM ÚNICO REBANHO



Tendo conhecido a verdade e por ela tendo sido libertado do sistema religioso, venho orientando àqueles que ainda vivem “apriscados” nas denominações (templocentrismo), que se reúnam em grupos e em qualquer lugar, sem a figura de um “dono da verdade” que simplesmente se faz desconhecedor da escritura e usa de subterfúgio para mostrar que o que ele falou por quase uma hora e em apenas um versículo comprova aquilo que explicou (manipulação). 

Estou tentando formar grupos para nos reunirmos em lugares diferentes daqueles que praticam o judaísmo, ou seja, as práticas da lei mosaica, que tanto o apóstolo Paulo criticou em suas cartas.

Ao abordar os chamados “evangélicos”, nos decepcionamos ao ouvir quase que unanimemente dizerem exatamente o contrário do que ensinam as escrituras:

1 - Vou pedir permissão para o meu pastor, se ele deixar, eu irei.

2 - Não posso ir, pois o meu pastor não me deixa participar de estudos que não seja na nossa igreja.

3 - Tenho vontade de participar e aprender mais. Mas se eu for, tem que ser escondido do meu pastor.

Vamos ler o que o aposto Paulo escreve aos coríntios

Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre servo é de Cristo. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.

Leiamos também o que o apóstolo Pedro fala sobre liberdade:

E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

No evangelho narrado por João podemos tirar algumas coisas contrárias ao que se vê nos dias de hoje:

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Em Atos também lemos:

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Analisando a sua vida espiritual, vale apenas depositar plena confiança no seu “pastor”? Será que ele está agindo como os verdadeiros seguidores do Salvador?

Leiam as passagens:

Em Timóteo

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.  (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

Em Tito

Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

Não devemos esquecer os mandamentos da lei (amar o próximo) e confiar em príncipes e homens pecadores:

Salmos

É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.

Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.

Não devemos nos deixar conduzir por guias cegos que nem se salvam e deixam salvar.

Atos

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

Jeremias

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

Quando depositamos no Altíssimo plena confiança e fazemos Dele o nosso braço forte, as coisas ficam bem diferentes.

Jeremias

Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Apocalipse

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

As escrituras deixam bastante claro que a maneira correta de pastorear o rebanho não é formar um aprisco com domínio ditatorial, autoridade humana, arrogância ou egolatria, mas com a autoridade e persuasão que emana da palavra de Cristo como diz o apóstolo.

Pedro

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

Também não devemos esquecer a liberdade e a responsabilidade que o Senhor nos dá de verificar todas as coisas por nossa própria conta, e ficar com o que é bom justo e correto e rejeitar toda forma de mal, conforme carta enviada aos Tessalonicenses:
Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.

E em Atos podemos ler:

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

O Salvador de expressa claramente que a liberdade e o livramento da perdição eterna são encontrados não por uma obediência cega a líderes religiosos, mas por observar e praticar as palavras de vida que Ele próprio proferiu e posteriormente incumbiu aos apóstolos de pregar conforme as Sagradas Escrituras. No evangelho de João podemos ler a seguinte passagem:
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

No evangelho de Marcos Ele fala assim:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Quando nos referimos à liberdade não estamos querendo ser irredutíveis, já que devemos nos espelhar nos presbíteros que devem ser considerados como pessoas mais experientes e melhores conhecedores do evangelho de Jesus e que servem também nas nossas reuniões em grupos que chamamos de congregação entre irmãos. Vale aqui salientar que o nosso respeito a eles se finda quando ensinam algo de outro evangelho que não seja a do Salvador, conforme está escrito na carta aos hebreus e aos coríntios:

Hebreus

Obedecei a vossos pastores (presbíteros ou ancião), e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Coríntios

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

Devemos imitar o apóstolo Paulo que após conhecer a vontade do Sumo Pastor não teve medo de desistir do seu judaísmo inútil e de mostrar sua fé em Jesus abertamente, pregando nas sinagogas o puro evangelho de Cristo.

E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.

(Os covardes não terão lugar no reino de Jesus e dos seus santos), pois quando o Sumo Pastor se manifestar a coroa incorruptível da glória será dada àqueles que “... lavaram suas vestiduras, e as alvejaram no sangue do Cordeiro”.

Apocalipse

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Pedro

E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Apocalipse

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Venham permanecer na Graça do Senhor e Salvador Jesus Cristo.