Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

21 de fevereiro de 2013

CUMPRA AS ESCRITURAS


SISTEMA RELIGIOSO ANTES E HOJE.

O livro de Atos dos Apóstolos, precisamente no capítulo 7, relata um dos episódios mais marcantes da história da igreja após a Ascenção de Cristo. Trata-se da morte de um homem chamado Estevão, que segundo a História e a bíblia, foi o primeiro seguidor de Jesus a morrer por causa do evangelho; fato este que, ao contrário do que se poderia esperar, não impediu o crescimento da igreja, mas contribuiu muitíssimo para a expansão do reino de Deus na terra, a ponto de atravessar várias gerações, permitindo que a mensagem de salvação, pela misericórdia do altíssimo alcançasse também a nós nestes tempos.

Mas é importante notarmos que, no decorrer do discurso de Estevão perante o conselho dos Fariseus e doutores da lei, ocorreram dois momentos distintos, onde se observa também, dois tipos de respostas por parte destes líderes religiosos diante de tudo o que estava sendo dito.

Na primeira parte do discurso, segundo o relato bíblico, Estevão pede a atenção de todos os presentes para que inclinem seus ouvidos para o que tem a dizer e, a partir daí, consegue, aparentemente sem interrupções, discorrer uma longa história, que começa desde quando Deus apareceu a Abraão e lhe deu ordens para que partisse da Mesopotâmia para a terra que haveria de mostrar, e vai até os dias de Salomão, que edificou “casa ao Senhor”.
Até aí, Estevão parecia não trazer nada de novo para os seus ouvintes, pois a lei e a história do povo de Deus eram bem conhecidas pelos religiosos da época, ainda que estes não tivessem o entendimento, segundo Deus, de tudo o que estava escrito e para quê fora escrito.

E então, Estevão consegue que todos lhe deem ouvido, pois, como os doutores da lei, demonstrava está bem a par das escrituras sagradas, o que de certa forma o fazia digno de elogios e honra.

Mas a exposição do discípulo não terminou aí, Estevão prosseguiu com severas críticas ao sistema religioso da época e dirigiu-se diretamente aos seus ouvintes dizendo:

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. 
Atos 7: 51-53

O texto relata que “ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele”. 
Atos 7: 54.

Agora a pregação de Estevão tomava outro rumo, pois já não parecia agradável aos ouvidos do conselho. Enquanto falava bem da lei mosaica e da bela história da nação de Israel, povo escolhido de Deus, todos estavam atentos e cheios de si; mas quando o discípulo de Cristo começou a revelar toda a verdade, que está em Jesus, o filho do Deus vivo, o mesmo que por eles havia sido crucificado e julgado maldito perante a lei, suscitou a ira de todos os religiosos que se faziam presentes naquele momento.

Diz a bíblia que: “... eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unanimes contra ele”. Expulsaram Estevão do templo e o apedrejaram até a morte; morte esta, que para Estevão, nada mais significava do que a certeza do prêmio que lhe estava reservado para o último dia.

Seu rosto, era como o rosto de um anjo, e ainda em vida, pôde contemplar o veredito de aprovação de Deus para com sua atitude de discípulo fiel e amado. Disse ele: “Eis que vejo os céus abertos, e o filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus”.
Atos 7: 56.

Amada igreja, olhemos para os dias de hoje! Quem são os religiosos de nossa época? Qual tem sido a sua postura diante daqueles que ensinam a sã doutrina? Abraçam toda a verdade que está em Cristo Jesus, ou advertem severamente os filhos de Deus até os expulsarem do seu “aprisco”?

E que dizem dos que se acham “propriedade exclusiva” de Deus, julgando-se merecedores de duplicada honra? Homens que conhecem muito bem a letra, mas nada sabem do verdadeiro evangelho e do Deus que os fez? Porventura, não são estes que recebem aplausos das multidões, aceitando glórias e honras para si?

Não nos enganemos a nós mesmos amados; os interesses do homem nunca são os mesmos do Criador, a menos que alguém decida morrer para si mesmo e viver para Deus.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20.

Louvado seja o nome do Senhor!