Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

4 de março de 2013

NÃO SEJA MAIS UM ABUTRE



Kevin Carter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Em março de 1993, Carter fez uma viagem para o sul do Sudão. O som de choramingar macio perto da vila de Ayod atraiu Carter a uma criança sudanesa. A menina havia parado para descansar ao esforçar-se para chegar a um centro de alimentação, onde um abutre tinha aterrado próximo. Ele disse que esperou aproximadamente 20 minutos, esperando que o abutre abrisse suas asas. Não o fez. Carter tirou a fotografia e perseguiu o abutre para afastá-lo. Entretanto foi criticado por somente estar fotografando e não ajudando a pequena menina.

A foto foi vendida ao The New York Times onde apareceu pela primeira vez em 26 de março de 1993. Praticamente durante a noite toda centenas de pessoas contactaram o jornal para perguntar se a criança tinha sobrevivido, levando o jornal a criar uma nota especial dizendo que a menina tinha força suficiente para fugir do abutre, mas que o seu destino final era desconhecido.

Em 2 de abril de 1994 Nancy Buirski, um editor estrangeiro de fotografias do New York Times, telefonou para Carter para informar que ele tinha ganho o mais cobiçado premio do jornalismo. Carter foi premiado com o Premio Pulitzer por Recurso Fotográfico em 23 de maio de 1994 na Universidade de Colúmbia em Nova Iorque.

Em 27 de julho de 1994 (1 ano e 4 meses depois de ter fotografado o acontecimento), Carter levou seu carro até um local da sua infância e suicidou-se utilizando uma mangueira para levar o fumo do escape para dentro de seu carro. Ele morreu envenenado por monóxido de carbono aos 33 anos de idade. Partes da nota de suicídio de Carter dizia:

         Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel.. Sem dinheiro para ajudar as crianças… Sem dinheiro para as dívidas… Dinheiro!!!… Sou perseguido pela viva lembrança de assassinatos, cadáveres, raiva e dor… Pelas crianças feridas ou famintas… Pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos… Se eu tiver sorte, vou me juntar ao Ken…

Kevin Carter ganhou um prêmio "Pulitzer" por esta foto. E também se suicidou por causa dela. Seu olhar de fotografo experiente dissera-lhe que estava diante de uma foto vencedora. Com ela, ele iria denunciar ao mundo pessoas morrendo de fome a menos de um quilômetro dos armazéns humanitários da ONU, nos campos de refugiados do Sudão. Poderia ter carregado a criança moribunda nos braços e levado até onde havia alimentos. Em lugar disso, correu para revelar a foto que lhe traria honras - e depois acusação à sua consciência! Ele via a criança com os mesmos olhos do abutre. Queria apenas levar vantagem.

Enquanto os olhos da águia, na foto lá em cima, focam no movimento das coisas vivas, os sentidos do abutre se aguçam pela carne dos mortos.

Leitor, sua alma é aquilo com que se ocupa em ver. Para guardar sua fé tome muito cuidado com sua visão. Seus olhos podem levá-lo para junto da vontade do Senhor ou pelo contrário, para ser um instrumento bem afiado a serviço do rancor do diabo.

Olhe como as águias!