Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

9 de julho de 2013

NÃO EXPLORE O SEU PRÓXIMO. AME-O.

Isaías 2
Crítica à injustiça social

O profeta denuncia o comportamento dos ricos e latifundiários, dos que vivem em grandes festas custeadas pelo trabalho dos pobres, dos que exploram o povo negando-lhe a justiça e dos que se fazem grandes e importantes vivendo em grandes banquetes. 

Isaías 5:8-24

Ai de vocês que compram casas e mais casas, que se tornam donos de mais e mais terrenos! Daqui a pouco não haverá mais lugar para os outros morarem, e vocês serão os únicos moradores do país.

Ouvi o Criador Todo-Poderoso dizer isto: “As grandes e belas mansões serão destruídas, e ninguém ficará morando nelas”.

“Um alqueire de parreiras dará somente uns vinte litros de vinho, e cem quilos de sementes produzirão somente dez quilos de trigo.”

Ai dos que passam o dia inteiro bebendo cerveja e vinho, desde a madrugada até tarde da noite, e ficam completamente bêbados!

Nas suas festas há música de harpas e de liras, de pandeiros e de flautas e muito vinho para beber. Eles não se importam com os planos do Altíssimo, o Criador, nem levam em conta o que ele está fazendo.

Portanto, por causa da sua desobediência, o meu povo será levado prisioneiro para fora do país. O povo e as autoridades morrerão de fome e de sede.

O mundo dos mortos, como se fosse uma fera faminta, abrirá a sua boca enorme e engolirá o povo e as autoridades, toda essa gente que vive nas farras e nas orgias.

Todos ficarão envergonhados, e os orgulhosos serão humilhados.

Mas o Criador Todo-Poderoso fará o que é direito e assim mostrará a sua grandeza; O Criador fará o que é certo, e assim todos ficarão sabendo que ele é santo.

As cidades virarão montões de ruínas, e ali as ovelhas e os cabritinhos encontrarão pasto.

Ai dos que se amarram aos seus pecados com mentiras! Eles andam arrastando a sua maldade como quem puxa um carro

e dizem: “Que o Criador se apresse e faça logo o que vai fazer para que nós fiquemos sabendo o que é! Que o Santo Criador de Israel realize depressa os seus planos para que nós possamos conhecê-los!”

Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo!

Ai dos que acham que são sábios, dos que pensam que sabem tudo!

Ai dos que são campeões de beber vinho, que vencem apostas de misturar bebidas alcoólicas;

que aceitam dinheiro para torcer a justiça, deixando livres os culpados e condenando os inocentes!

Portanto, assim como o fogo queima a palha, e as chamas acabam com a grama seca, assim também vocês desaparecerão. Serão como plantas cujas raízes ficam podres e cujas flores são levadas pelo vento como se fosse pó. Pois vocês desobedeceram às leis do Criador Todo-Poderoso e desprezaram os mandamentos do Criador de Israel.

****

Esta é a mensagem a respeito de Judá e de Jerusalém que o Criador deu a Isaías, filho de Amoz:

No futuro, o monte do Templo do Criador será o mais alto de todos e ficará acima de todos os montes. Os povos de todas as nações irão correndo para lá

e dirão assim: “Vamos subir o monte do Criador, vamos ao Templo do Criador de Israel. Ele nos ensinará o que devemos fazer, e nós andaremos nos seus caminhos. Pois os ensinamentos do Criador vêm de Jerusalém; do monte Sião ele fala com o seu povo.”

Deus será o juiz das nações, decidirá questões entre muitos povos. Eles transformarão as suas espadas em arados e as suas lanças, em foices. Nunca mais as nações farão guerra, nem se prepararão para batalhas.

Venham descendentes de Jacó, vamos caminhar na luz que o Criador nos dá.

Ó Altíssimo, tu abandonaste o teu povo, os descendentes de Jacó. Pois o país está cheio de médiuns da Filistéia e de adivinhos que vêm do Oriente. O teu povo segue costumes estrangeiros.

A terra de Israel está cheia de prata e de ouro; não se pode calcular a sua riqueza, e não é possível contar os seus carros de guerra e cavalos.

Mas o país está cheio também de imagens! O teu povo se ajoelha diante dessas imagens; eles adoram aquilo que eles mesmos fizeram.

Porém todos serão humilhados e envergonhados. Ó Altíssimo, não os perdoes!

Vão procurar esconderijo nas cavernas! Cavem buracos no chão a fim de escapar da ira do Criador, da glória majestosa do Criador!

Virá o dia em que os orgulhosos serão humilhados e os vaidosos serão rebaixados; e somente o Criador receberá os mais altos louvores.

Naquele dia, o Criador Todo-Poderoso vai humilhar todos os orgulhosos e vaidosos, todos os que pensam que são importantes.

Ele destruirá os altos e majestosos cedros do Líbano e todos os carvalhos da terra de Basã.

Ele arrasará todas as montanhas altas e os montes elevados.

Ele derrubará todas as torres altas e as muralhas fortes.

Ele afundará todos os grandes navios e os barcos mais bonitos.

Naquele dia, os orgulhosos serão humilhados, e os vaidosos serão rebaixados; somente o Criador receberá os mais altos louvores,

e todas as imagens desaparecerão.

Quando o Criador aparecer, os moradores da terra ficarão apavorados e fugirão para as cavernas. Eles descerão nos buracos profundos a fim de escapar da ira do Criador, da glória majestosa do Criador.

Naquele dia, todos pegarão as imagens de prata e de ouro que eles mesmos fizeram para adorar e as deixarão para os ratos e os morcegos.
Quando o Criador aparecer, os moradores da terra ficarão apavorados. Eles fugirão para as cavernas e se meterão nas fendas das rochas a fim de escapar da ira do Altíssimo, da glória majestosa do Criador.

Não confiem mais nos seres humanos, pois são mortais! Será que eles valem alguma coisa?


Fonte de pesquisa: A bíblia - SBB