Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

13 de agosto de 2013

DIANTE DO CRIADOR

OS DA LEI VÃO SER ACUSADOS POR MOISÉS


O nosso Salvador se manifestava na sua peregrinação não para ser visto como faziam os hipócritas, mas pregar as Boas Novas. O caminho da Salvação. Ocorre, todavia, que o sistema religioso não se agradava nada das suas proezas.

O Salvador voltou a Caná da Galiléia, onde havia transformado água em vinho. Estava ali um alto funcionário público que morava em Cafarnaum. Ele tinha em casa um filho doente.
Quando ouviu dizer que o Salvador tinha vindo da Judeia para a Galiléia, foi pedir a ele que fosse a Cafarnaum e curasse o seu filho, que estava morrendo.
O Salvador disse ao funcionário: — Vocês só creem quando veem grandes milagres!
Ele respondeu: — Meu Salvador venha depressa, antes que o meu filho morra!
— Volte para casa! O seu filho vai viver! — disse o Salvador. Ele creu nas palavras do Salvador e foi embora.
No caminho encontrou-se com os seus empregados, que disseram: — O seu filho está vivo!
Então ele perguntou a que horas o filho havia começado a melhorar. Os empregados responderam: — Ontem, à uma da tarde, a febre passou.
Aí o pai lembrou que havia sido naquela mesma hora que o Salvador tinha dito: “O seu filho vai viver.” Então ele e toda a família creram no Salvador.
Esse foi o segundo milagre que Jesus fez depois de ter ido da Judéia para a Galiléia.

João 5

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e o Salvador foi até Jerusalém.

O Salvador era judeu e vivia sob os preceitos da Lei de Moisés. Ela ainda estava “vivo”.

Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama “Betezata”.

Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água,

porque de vez em quando um anjo do Criador descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.

Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos.

O Salvador viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: — Você quer ficar curado?

Ele respondeu: — Meu Salvador, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.

Então o Salvador disse: — Levante-se, pegue a sua cama e ande!

No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado.
Foi neste instante que o sistema religioso iniciou o seu objetivo, ou seja, matar o nosso Salvador.

Por isso os líderes judeus disseram a ele: — Hoje é sábado, e a nossa Lei (de Moisés) não permite que você carregue a sua cama neste dia.

Ele respondeu: — O homem que me curou me disse: “Pegue a sua cama e ande.”

Eles perguntaram: — Quem é o homem que mandou você fazer isso?

Mas ele não sabia quem tinha sido, pois o Salvador havia ido embora por causa da multidão que estava ali.

Mais tarde o Salvador encontrou o homem no pátio do Templo (NÃO ERA NA NAVE DO TEMPLO) e disse a ele: — Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.

O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido o Salvador.

Então eles começaram a perseguir o Salvador porque ele havia feito essa cura no sábado.

Então o Salvador disse a eles: — O meu Criador trabalha até agora, e eu também trabalho.

E, porque ele disse isso, os líderes judeus ficaram ainda com mais vontade de matá-lo. Pois, além de não obedecer à lei do sábado (LEI DE MOISÉS), ele afirmava que o Criador era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual ao Criador.

Então o Salvador disse a eles: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois ele só faz o que vê o Criador fazer. Tudo o que o Criador faz o Filho faz também,

pois o Criador ama o Filho e lhe mostra tudo o que está fazendo. E vai mostrar a ele coisas ainda maiores do que essas, e vocês vão ficar admirados.

Porque, assim como o Criador ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida aos que ele quer.

O Criador não julga ninguém, mas deu ao Filho todo o poder para julgar

a fim de que todos respeitem o Filho, assim como respeitam o Criador. Quem não respeita o Filho também não respeita o Criador, que o enviou.

— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida.

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho do Criador, e os que a ouvirem viverão.

Assim como o Criador é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida.

E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem.

— Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem

e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados.

O Salvador continuou a falar a eles. Ele disse: — Eu não posso fazer nada por minha própria conta, mas julgo de acordo com o que o meu Criador me diz. O meu julgamento é justo porque não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

— Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor.

Mas existe outro que testemunha a meu favor, e eu sei que o que ele diz a respeito de mim é verdade.

Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro.

Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos.

— João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês se alegraram com a luz dele.


Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: São as coisas que eu faço, as quais o meu Criador me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Criador me enviou.

Também o Criador, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto.

As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não crêem naquele que ele enviou.

Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor.

Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida.

— Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas.

Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam ao Criador com sinceridade.

Eu vim com a autoridade do meu Criador, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem.

Como é que vocês podem crer se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Criador pode dar?

Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Criador; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam.  (praticam as suas leis)

Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele (Moisés) escreveu a meu respeito.

Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu como vão acreditar no que eu digo?



Fonte de pesquisa - SBB - Sociedade Bíblia do Brasil