Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

15 de fevereiro de 2014

PRESBÍTERO, BISPO OU PASTOR - Qual a diferença?

EXISTE DIFERENÇA ENTRE PASTOR, BISPO E PRESBÍTERO?

No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens. Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho do Criador.

Atos 20:17-28

Em Mileto Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja (reunião dos santos salvos) de Éfeso para se encontrarem com ele.

Quando eles chegaram, Paulo disse: — Vocês sabem como foi que passei todo o tempo que estivemos juntos, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia.

Fiz o meu trabalho como servo do Criador, com toda a humildade e com lágrimas. E isso apesar dos tempos difíceis que tive, por causa dos judeus que se juntavam contra mim.

Vocês também sabem que fiz tudo para ajudar vocês, anunciando o evangelho e ensinando publicamente e nas casas.

Eu disse com firmeza aos judeus e aos gentios que eles deviam se arrepender dos seus pecados, voltar para o Criador e crer no nosso Salvador.

Agora eu vou para Jerusalém, obedecendo ao Espírito Santo, sem saber o que vai me acontecer lá.
Sei somente que em todas as cidades o Espírito Santo tem me avisado que prisões e sofrimentos estão me esperando.

Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Messias me deu para fazer. E a missão é esta: Anunciar a boa notícia da graça do Criador.

— Eu tenho estado entre vocês, anunciando o Reino de Deus, e agora sei que vocês não vão me ver mais.

Por isso, com toda a certeza eu afirmo hoje que, se algum de vocês se perder, eu não sou o responsável.

Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano do Criador.

O PLANO DA SALVAÇÃO

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja do Criador, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho.


1 Pedro 5:1-3

Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos do Salvador e vou tomar parte na glória que será revelada.

Aconselho que cuidem bem do rebanho que o Criador lhes deu e façam isso de boa vontade, como o Criador quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar “dinheiro”, mas com o verdadeiro desejo de servir.

Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho.

Tito 1:5-7

Eu o deixei na ilha de Creta para que você pusesse em ordem o que ainda faltava fazer e para nomear em cada cidade os presbíteros das igrejas (reunião dos santos salvos). Lembre-se das minhas ordens:

O presbítero deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada; deve ter somente uma esposa; os seus filhos não devem ter fama de maus ou desobedientes.

Pois aquele que tem a responsabilidade do trabalho de Criador, como bispo, deve ser um homem que não possa ser culpado de nada. Não deve ser orgulhoso, nem ter mau gênio, não deve ser chegado ao vinho, nem violento, nem “ganancioso”.

As várias palavras identificam os mesmos servos, mas cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido ajudam para mostrar aspectos diferentes do trabalho dos homens que cuidam de uma congregação.

Pastor é uma palavra comum na Escritura. Frequentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas responsáveis pelos rebanhos. Tais homens protegiam, guiavam e alimentavam as ovelhas. O Espírito Santo usou esta palavra várias vezes no Antigo Testamento num sentido figurativo, descrevendo guias espirituais. O Criador é chamado de Pastor desde a época dos patriarcas. Salmo 23 descreve o Criador como pastor do seu servo fiel. O autor, um pastor de ovelhas na sua juventude, descreve o carinho e a proteção do Criador para com seus seguidores. Moisés descreveu o homem escolhido para guiar o povo como pastor. Infelizmente, nem todos os pastores são bons. O Criador condenou fortemente os pastores egoístas que devoravam o rebanho de Israel. 

Ezequiel 34:1-10

O Criador me disse o seguinte:

— Homem mortal, fale contra as autoridades que governam o meu povo de Israel. Profetize contra elas e diga que eu, o Criador, estou dizendo o seguinte: “Vocês, autoridades, são os pastores de Israel. Ai de vocês, pois cuidam de vocês mesmos, “mas nunca tomam conta do rebanho”!

Vocês bebem o leite das ovelhas, usam a sua lã para fazer roupas e matam e comem as ovelhas mais bem tratadas, porém não cuidam do rebanho.

O objetivo é simples: SUGAR, EXTORQUIR.

Vocês não tratam as fracas, não curam as doentes, não fazem curativos nas machucadas, não vão buscar as que se desviam, nem procuram as que se perdem. Pelo contrário, vocês tratam as ovelhas com violência e crueldade.

AS FRACAS FINANCEIRAMENTE SÃO REPELIDAS E LANÇADAS ÀS TREVAS.

E, por não terem pastor, elas se espalharam. Animais ferozes mataram e comeram as ovelhas.

SÃO DEIXADAS NÃO MÃO DO LOBO (SATANÁS)

As minhas ovelhas andam perdidas pelos morros e pelas altas montanhas. Estão espalhadas por toda parte. Ninguém busca essas ovelhas, ninguém procura encontrá-las.

— Pois bem, pastores, escutem o que eu, o Criador, estou dizendo.

Juro pela minha vida que é melhor vocês me escutarem. Por não terem pastor, as minhas ovelhas foram atacadas, mortas e devoradas por animais ferozes. Os meus pastores não foram procurá-las. Eles estavam cuidando de si mesmos e não das ovelhas.

Por isso, vocês, pastores, prestem atenção.

Eu, o Criador, declaro que estou contra vocês. Tirarei de vocês as minhas ovelhas e não deixarei que vocês sejam os seus pastores. E não deixarei que continuem a ser pastores que só cuidam dos seus próprios interesses.

 
“Livrarei as minhas ovelhas do poder de vocês para que vocês não possam devorá-las.”

No Novo Testamento, homens qualificados devem pastorear o rebanho, a congregação do Senhor. (; Atos 20:28-35; 1 Pedro 5:1-3).

1 Timóteo 3:1-7

Este ensinamento é verdadeiro: Se alguém quer muito ser bispo na Igreja (reunião de santos salvos), está desejando um trabalho excelente.

O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na “sua” casa e ter capacidade para ensinar.

Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo. Não deve amar o dinheiro.

Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito.

Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da Igreja do Criador?

O bispo não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se for, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi.

É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja (reunião de santos salvos), para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo.



Atos 20:28-35

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja do Criador, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho.

Pois eu sei que, depois que eu for, aparecerão lobos ferozes no meio de vocês e eles não terão pena do rebanho.

E chegará o tempo em que alguns de vocês contarão mentiras, procurando levar os irmãos para o seu lado.

Portanto, fiquem vigiando e lembrem que durante três anos, de dia e de noite, eu, chorando, não parei de ensinar cada um de vocês.

— E agora eu os entrego aos cuidados do Altíssimo e da palavra da sua graça. Pois ele pode ajudá-los a progredir espiritualmente e pode dar-lhes as bênçãos que guarda para todo o seu povo.

Não cobicei nem a prata, nem o ouro, nem as roupas de ninguém.

Pelo contrário, vocês sabem que eu trabalhei com as minhas próprias “mãos” e consegui tudo o que eu e os meus companheiros de trabalho precisávamos.

Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os “necessitados”. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe.”



BISPO

Bispo vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. Em 1 Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (reunião de santos salvos) veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:7).

PRESBÍTERO

Presbítero (ancião em algumas versões da Bíblia) descreve alguém de idade mais avançada. A palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram frequentemente chamados de presbíteros (veja Atos 11:30; 14:23; 15:2,4,6,22,23; 16:4; 20:17; 21:18; 1 Timóteo 5:17,19; Tito 1:5; Tiago 5:14; 1 Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1). São homens de idade suficiente que tenham filhos educados e entendidos das coisas espirituais. Necessariamente são alguns dos mais maduros na congregação. Usam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e ensinar o povo do Criador.

Pastores, bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes dos mesmos homens. Igrejas (reunião de santos salvos) que procuram manter distinções entre pastores, bispos e presbíteros não somente fogem do padrão das Escrituras como também perdem a riqueza das palavras que o Espírito Santo usou para descrever os guias do povo do Altíssimo.

Fonte de pesquisa: A bíblia e estudos da biblia