Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

2 de junho de 2014

A ESCOLHA POR SORTEIO OU CHAMAMENTO?

Morrendo Judas Iscariotes...

A decisão pessoal do apóstolo Pedro.

— Portanto, precisamos escolher outro homem para pertencer ao nosso grupo e ser testemunha junto conosco da ressurreição do Salvador. Deve ser um daqueles que nos acompanharam durante o tempo em que o Messias andou entre nós, desde que foi batizado por João até o dia em que foi levado para o céu.

E foram apresentados dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias.
Em seguida oraram, dizendo: — Altíssimo, tu conheces o coração de todos. Mostra agora qual dos dois escolheste para trabalhar conosco como apóstolo, pois Judas abandonou este trabalho e foi para o lugar que ele merecia.

Depois fizeram um sorteio para escolher um dos dois. O nome sorteado foi o de Matias, que se juntou ao grupo dos onze apóstolos. 

ANALISE

O nosso Salvador chamava pessoalmente cada um dos seus doze apóstolos.

O Salvador passou 40 dias após a sua Ressurreição com os Discípulos e não escolheu o substituto de Judas, por quê? 

Resposta - Porque o substituto de Judas Iscariotes estava reservado para ser “chamado” em momento oportuno e pessoalmente por Ele – O Salvador. 

Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores do Salvador estavam reunidos no mesmo lugar. 

De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados. 

Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa. 

Estavam morando ali em Jerusalém judeus religiosos vindos de todas as nações do mundo. 

Quando ouviram aquele barulho, uma multidão deles se ajuntou, e todos ficaram muito admirados porque cada um podia entender na sua própria língua o que os seguidores do Salvador estavam dizendo. 

A multidão ficou admirada e espantada e comentava: — Estas pessoas que estão falando assim são da Galileia! 

Como é que cada um de nós as ouvimos falar na nossa própria língua

Nós somos da Pártia, da Média, do Elão, da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, da província da Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia que ficam perto de Cirene. Alguns de nós são de Roma. 

Uns são judeus, e outros, convertidos ao Judaísmo. Alguns são de Creta, e outros, da Arábia. E como é que todos estamos ouvindo essa gente falar em nossa própria língua a respeito das grandes coisas que o Criador tem feito? 

Todos estavam admirados, sem saberem o que pensar, e perguntavam uns aos outros: — O que será que isso quer dizer? 

Mas outros zombavam, dizendo: — Esse pessoal está bêbado! 

Então Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos, e em voz bem alta começou a dizer à multidão: — Meus amigos judeus e todos vocês que moram em Jerusalém, prestem atenção e escutem o que eu vou dizer! 

Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois são apenas nove horas da manhã.
O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: 

“É isto o que eu vou fazer nos últimos dias — diz o Criador —: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão.
Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem.
Em cima, no céu, farei com que apareçam coisas espantosas; e embaixo, na terra, farei milagres. Haverá sangue, e fogo, e nuvens de fumaça; o sol ficará escuro, e a lua se tornará cor de sangue, antes que chegue o grande e glorioso Dia do Altíssimo.
Então todos os que pedirem a ajuda do Criador serão salvos. ” 

Pedro continuou: — Homens de Israel, escutem o que eu vou dizer. O Criador mostrou a vocês que o Salvador era um homem aprovado por ele. Pois, por meio Dele, o Criador fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem. 

O Criador, por sua própria vontade e sabedoria, já havia resolvido que o Salvador seria entregue nas mãos de vocês. E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram. 

Mas o Criador ressuscitou seu filho, livrando-o do poder da morte, porque não era possível que a morte o dominasse

Pois Davi disse a respeito do Salvador o seguinte: “Eu via sempre o Criador comigo porque ele está ao meu lado direito, para que nada me deixe abalado.
Por isso o meu coração está feliz, e as minhas palavras são palavras de alegria; e eu, um ser mortal, vou descansar cheio de esperança, pois tu, Altíssimo, não me abandonarás no mundo dos mortos. Eu tenho te servido fielmente, e por isso não deixarás que eu apodreça na sepultura.
Tu me tens ensinado os caminhos que levam à vida, e a tua presença me encherá de alegria. ” 

E Pedro disse mais isto: — Meus irmãos, eu preciso falar claramente com vocês a respeito do patriarca Davi. Esse grande líder morreu e foi sepultado, e o seu túmulo se encontra aqui até hoje. 

Ele era profeta e sabia que o Criador lhe havia jurado que um dos seus descendentes seria rei, como ele. 

Davi sabia o que o Criador ia fazer e por isso falou a respeito da ressurreição do Messias. Davi disse: “Ele não foi abandonado no mundo dos mortos, nem o seu corpo apodreceu na sepultura. ” 

O Criador ressuscitou este Salvador, e todos nós somos testemunhas disso. 

Pois o Salvador foi levado para sentar-se ao lado direito do Altíssimo, o seu Pai, o qual lhe deu o Espírito Santo, como havia prometido. E o Salvador derramou sobre nós esse Espírito, conforme vocês estão vendo e ouvindo agora. 

Pois Davi não subiu para o céu, mas ele mesmo afirmou: “O Criador disse ao meu Salvador: ‘Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos como estrado debaixo dos seus pés. ” 

Leiam as Escrituras.