Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

8 de junho de 2014

O SEXTO MARIDO DA SAMARITANA

A FALSA INTERPRETAÇÃO.


Uma mulher samaritana veio tirar água, e o Salvador lhe disse: — Por favor, me dê um pouco de água. 

RESPONDA: Qual era o nome da mulher samaritana? Ela não tinha nome porque estava nessa passagem representando o povo samaritano. 

(Os discípulos do Salvador tinham ido até a cidade comprar comida.) 

A mulher respondeu: — Você é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que você me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos). 

Então o Salvador disse: — Se você soubesse o que meu Pai pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida

Ela respondeu: — Você não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida? 

Nosso antepassado Jacó nos deu este poço. Ele, os seus filhos e os seus animais beberam água daqui. Será que o senhor é mais importante do que Jacó? 

Então o Salvador disse: — Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. 

Então a mulher pediu: — Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água. 

— Vá chamar o seu marido e volte aqui! — Ordenou o Salvador. 

Eu não tenho marido! — Respondeu a mulher. Então o Salvador disse: — Você está certa ao dizer que não tem marido, pois já teve cinco, e este que você tem agora não é, de fato, seu marido. Sim, você falou a verdade. 

Não devemos duvidar que o nosso Criador, através do seu Filho, o nosso Salvador, sabe tudo porque é Onisciente. Ele sabia que os cinco “maridos” da mulher que representava Samaria eram: 5 Nações Mais 7 Deuses = 12 Governos 

BABILÔNIACultuavam uma deusa chamada Sucote-Benote.  

CUTà            Cultuavam o deus Nergal. 

AVA                Cultuavam deuses Nibaz eTartaque  

HAMATE       Cultuavam a deusa Asima. 

SEFARVAIMCultuavam os deuses Adrameleque e Anameleque

A mulher respondeu: — Agora eu sei que o senhor é um profeta! 

Os nossos antepassados adoravam o Criador neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo. 

O Salvador que era judeu disse:Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar o Pai nem neste monte nem em Jerusalém (templo). 

Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. 

Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. 

O Pai é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. 

OBSERVEM: Se os “VERDADEIROS” adoradores adoram em espírito e em verdade de que forma os “FALSOS”  adoram? Aqui vale lembrar uma passagem em que o Criador falando pela boca do profeta Isaías disse: 


“Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? 
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue”.


A mulher respondeu: — Eu sei que o Messias, chamado o Salvador, tem de vir. E, quando ele vier, vai explicar tudo para nós. 

Então o Salvador afirmou: — Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias. 


Essa passagem em que o Salvador conversa com a mulher samaritana é conhecida e usada por muitos pregadores para mostrar que se tratava de uma prostituta que vendia seu corpo, mas a verdade é que o nosso Salvador não tinha preconceito com nenhum povo ou raça e que a salvação era para todos. 

Mas ela tem um significado muito maior do que isso. 

O sexto marido era a situação atual em que se encontrava Samaria. Não tinha uma aliança com o Criador. O Salvador agora era o marido e oferecia a mulher uma aliança eterna. 

O Salvador não escolheu o poço de Jacó para ter essa conversa com Samaria por acaso. Por causa de toda essa mistura religiosa que Samaria havia passado, eles eram rejeitados pelos judeus. O Salvador então diz para Samaria que Ele agora é o “dono do poço”. E é Ele quem agora chama Samaria de volta, e mais, diz para que todos os povos que ali habitavam, que cultuavam outros deuses, que eles também poderiam vir. 

A água que Ele estava oferecendo não tinha mais distinção de judeu, samaritano ou gentio. A água era para todos.

Leia a Escritura.