Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

22 de outubro de 2014

DAVI E AS SOMBRAS DAS COISAS FUTURAS

FOI ASSIM QUE DAVI ESCREVEU UM DOS SEUS SALMOS:

Meu Pai! Meu Pai! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? 

Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio! 

As palavras do Salvador são tiradas diretamente do Salmo de Davi, escrito cerca de 1000 anos antes da sua morte. A maior parte deste salmo é uma profecia do sofrimento que o Salvador suportou no madeiro, e é citada repetidamente no evangelho, nas narrações da crucificação. O versículo inicial nos lembra que o maior sofrimento que o Messias suportou não foi a dor física da cruel do madeiro, mas a agonia emocional de morrer só. 

Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel. 

Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste.

Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram. 

Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo. 

Caçoam de mim todos os que me veem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:
"Recorra ao Criador! Que o Criador o liberte! Que ele o livre, já que lhe quer bem! " 

O Salvador foi o ser humano que mais confiou nas Escrituras! Ele sabia que sofreria muitas coisas. Seria rejeitado pelos anciãos, principais sacerdotes, fariseus e escribas. Seria morto e ressuscitaria. Seria entregue nas mãos dos homens. Que em Jerusalém os escribas, fariseus e os principais sacerdotes o condenariam à morte e o entregariam aos gentios (romanos). Que lá seria escarnecido, cuspido, açoitado e morto. Depois de três dias ressuscitaria. 

Como ele sabia de tudo isso? Uma revelação particular? Uma mensagem especial do Criador? Não! A fonte é a palavra já revelada: “...está escrito... nos profetas...”

O Salvador sabia que entraria em Jerusalém montado num jumentinho. Que seria traído por um dos seu. Que seria abandonado. O Salvador sabia que o que estava escrito não seria mudado. O Salvador confiou e respeitou tudo o que está escrito

Já os fariseus sempre preferiram os sinais e tradições! Para eles essas coisas superavam a Palavra. O Salvador se indignou com esse tipo de pessoa, dizendo que agiam “jeitosamente”. Ele afirmou que não haveria sinal algum a não ser aquilo que já estava escrito

No que você confia? No que está escrito, como fez o Salvador? Ou nas tradições religiosas e sinais (de prosperidade, revelações, dons, etc.) como fizeram os fariseus?  

Continuando... 

Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe. 

Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Criador. 

Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra. 

Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Basã. 

Como leão voraz rugindo escancaram a boca contra mim. 

Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo

Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte

Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés. 

E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam: 

Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora do madeiro, e crê-lo-emos. 

Confiou no Criador; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho do Altíssimo. 

E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados.
E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona. 

E perto da hora nona exclamou o Salvador em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Pai meu, Pai meu, por que me desamparaste? 

Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo. 

Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes. 

Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro! 

Livra-me da espada, livra a minha vida do ataque dos cães

Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Criador. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. 

Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus trabalhadores, guardai-vos da circuncisão;
Porque a circuncisão somos nós, que servimos ao Pai em espírito, e nos gloriamos no Salvador, e não confiamos na carne. 

Salva-me da boca dos leões, e dos chifres dos bois selvagens. E tu me respondeste. 

Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro. 

De ti vem o tema do meu louvor na grande assembleia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos. 

Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. 

As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não creem naquele que ele enviou.
Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. 

Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida. 

— Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. 

Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam ao Pai com sinceridade. 

Eu vim com a autoridade do meu Pai, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem. 

Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Pai pode dar

Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Pai; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam. 

Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. 

Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel!

Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa! 

Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Pai, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Pai é o reino; ele governa as nações. 

Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai. 

A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Pai, e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente.

Leia as Escrituras.