Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

29 de janeiro de 2015

QUE SUA ALMA GOZE DO BEM DO SEU TRABALHO

SABEDORIA E CONHECIMENTO 

Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão do Criador. 

Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu? 

Porque ao homem que é bom diante dele, dá o Criador sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante o Altíssimo

Também isto são vaidade e aflição de espírito. 

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? 

Tenho visto o trabalho que o Criador deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitarem. 

Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que o Pai fez desde o princípio até ao fim. 

Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; e também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom do Criador

Eu sei que tudo quanto o Criador faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz o Criador para que haja temor diante dele. 

O que é já foi; e o que há de ser, também já foi; e o Pai pede conta do que passou. 

Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniquidade


IMPIEDADE – Prática do ímpio, ou seja, daquele que não tem amor ao próximo.

INIQUIDADE – Prática do iníquo, ou seja, daquele que peca diretamente contra o Altíssimo.


Eu disse no meu coração: O Criador julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra. 

Disse eu no meu coração, quanto à condição dos filhos dos homens, que o Criador os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais

Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos é vaidade

Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. 

Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra

Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas “suas” obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? 

Depois me voltei, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador, e a força estava do lado dos seus opressores; mas eles não tinham consolador

Por isso eu louvei os que já morreram mais do que os que vivem ainda. 

E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é; que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol. 

Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, trazem ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito. 

O tolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne. 

Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito

Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo do sol. 

Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e, contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. 

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 

Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante

Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará

E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa

Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar.
Porque um sai do cárcere para reinar; enquanto outro, que nasceu em seu reino, torna-se pobre. 


Leia a Escritura.