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29 de junho de 2015

OBRAS DA LEI DE MOISÉS OU A FÉ NO FAVOR IMERECIDO?

PAULO ESCREVEU AOS GÁLATAS.

Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que anuncio entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão.

Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.
CIRCUNCISÃO – Prática da lei de Moisés que consistia em retirar o couro que reveste cabeça do pênis. Hoje conhecida como operação de fimose.
E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos no Salvador e reduzir-nos à escravidão; aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.

E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; o Criador não aceita a aparência do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram; antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão  (pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios) e, quando conheceram o favor imerecido que me foi dado, Tiago, Pedro e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão; recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer.

Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível.

Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão.

OS DA CIRCUNCISÃO  Eram os judeus.

E também os demais judeus fingiram com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pelo fingimento deles.

Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

O APÓSTOLO PAULO fez uma severa advertência a Pedro que se afastava da graça e praticava a lei de Moisés, como é costume de muitos ainda hoje.

Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé no Salvador, também temos crido no Messias, para que fôssemos justificados pela fé no Messias e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.

Mas se, procurando ser justificados no Messias, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser o Messias ministro do pecado? Certo que não!

Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor.

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para o Altíssimo. Estou crucificado com o Messias; logo, já não sou eu quem vive, mas o Messias vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho do Criador, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Não anulo o favor imerecido de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu o Salvador em vão.

Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi o Salvador exposto como crucificado?

Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?

Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.

Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

É o caso de Abraão, que creu no Criador, e isso lhe foi imputado para justiça.

Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.

Ora, tendo a Escritura previsto que o Criador justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.

De modo que os da fé são abençoados com o crédulo Abraão.

Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em TODAS AS COISAS ESCRITAS NO LIVRO DA LEI, para praticá-las.

E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante do Pai, porque o justo viverá pela fé.

Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos POR ELES VIVERÁ.

O Messias nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele PRÓPRIO MALDIÇÃO EM NOSSO LUGAR (Porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, no Salvador, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, QUE É O SALVADOR.

E digo isto: Uma aliança já anteriormente confirmada pelo Criador, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.

Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que o Criador a concedeu gratuitamente a Abraão.

Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, PELA MÃO DE UM MEDIADOR.

Ora, o mediador não é de um, MAS O CRIADOR É UM.

É, porventura, a lei contrária às promessas do Criador? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a JUSTIÇA, na VERDADE, seria procedente de lei.

Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé no Salvador, fosse a promessa concedida AOS QUE CRÊEM.

Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.

De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir ao Messias, a fim de que fôssemos justificados por fé.

Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

Pois todos vós sois filhos do Criador mediante a fé no Salvador; porque todos quantos fostes batizados no Salvador do Salvador vos revestistes.

Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um NO MESSIAS.

E, se sois do Messias, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, POSTO QUE É ELE SENHOR DE TUDO.

Leia as Escrituras.