Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

5 de fevereiro de 2016

"HUMILHAI-VOS NA PRESENÇA DO CRIADOR, E ELE VOS EXALTARÁ".




















A HUMILDADE E O REINO CELESTIAL



Quando o nosso salvador anunciou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração:

"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus".

Mateus 5:3



Ele continuou a anunciar as Boas Novas, mas muitos ouvintes não o ouviram porque nunca passaram da linha de partida. MESMO HOJE, a maior parte da mensagem do evangelho cai em ouvidos SURDOS de homens e mulheres arrogantes que NÃO querem mesmo reconhecer a posição do Messias como o Criador.



Mas o Salvador não reduziu os padrões. Ele NÃO abriu uma porta extra para entrarem os arrogantes ou os "quase" humildes. Ele manteve intacto o seu requisito fundamental porque ele reflete a exigência eterna do Criador. O Criador NUNCA aceitou o homem cheio de orgulho que pensava fazer as coisas a seu próprio modo. Ao contrário de toda a sabedoria dos homens carnais, tendentes a adquirir poder e posição, o Criador aceita exclusivamente os humildes. O profeta Miquéias, falando pela boca do Criador, anunciou perfeitamente a ideia quando ele citou as palavras do Criador:
 

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Criador pede de ti: Que pratiques a JUSTIÇA, ames a MISERICÓRDIA, e andes HUMILDEMENTE com o teu Criador".


Miquéias 6:8



 As Escrituras deixam perfeitamente claro que não há outra maneira de caminhar com o Pai Celestial. Ou andamos humildemente com nosso Criador, ou não andamos de modo nenhum com ele!



O nosso Salvador andou no meio de homens carnais e enfrentou tremendo desafio. Como poderia ele capturar seus corações para moldá-los como os servos humildes que o Pai quer? Não foi uma tarefa fácil. Ele falava frequentemente de humildade, e mostrava em sua vida de serviço o que significa elevar os outros acima de nós mesmos. Quem poderia exemplificar melhor a humildade voluntária do que O PRÓPRIO CRIADOR, que deixou sua HABITAÇÃO CELESTIAL para servir e mesmo morrer pelos homens pecadores?



Dois exemplos mostram claramente como o Salvador ressaltava a humildade para seus apóstolos.



O primeiro:



Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé do Messias, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

E o Salvador, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.



Mateus 18:1-4.



Os apóstolos frequentemente disputavam entre si sobre a grandeza. Dois deles uma vez foram tão ousados a ponto de pedir que fossem colocados acima de seus colegas no reino. O Salvador respondeu à atitude deles chamando uma criança. Enquanto estes homens crescidos olhavam, o Salvador começou a pregar um sermão memorável:



"Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus".



Mateus 18:3-4



O segundo exemplo, ainda mais tocante:


Ora, antes da festa da páscoa, sabendo o Salvador que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, o Salvador, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído do Criador e ia para o Criador, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.

Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Mestre, tu lavas-me os pés a mim?

Respondeu o Salvador, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.

Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe o Salvador: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Disse-lhe Simão Pedro: Mestre, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Disse-lhe o Salvador: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.

Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.

Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Pai, e dizeis bem, porque eu o sou.

Ora, se eu, Pai e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.



João 13:1-17


Quando se preparavam para partilhar a refeição da Páscoa, o Salvador aproveitou o momento para ensinar uma lição necessária. Os apóstolos jamais esqueceriam esta noite, e o nosso Salvador não perdeu a oportunidade para ensinar.



Não é de se admirar que outros homens inspirados falassem da importância da humildade.
 

Está escrito:


Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: O Criador resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.


Sujeitai-vos, pois, ao Criador, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Chegai-vos ao Criador, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.


Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.


Tiago 4:6-10



Podemos tirar algumas conclusões claras e importantes do ensinamento da Escritura, mostrando o porquê à falta de humildade impede a salvação. Considere como o ORGULHO é absolutamente oposto às qualidades e comportamentos que o Criador quer que demonstremos.



Sem humildade, não serviremos outros como deveríamos, porque aqueles que são arrogantes e egoístas querem SER SERVIDOS, e NÃO SERVIR.


Sem humildade, NÃO seremos seguidores. Os orgulhosos querem ser chefes e cobiçam a posição e a influência de outros.



Sem humildade NÃO buscaremos realmente a verdade. O homem orgulhoso pensa que já conhece as respostas, e não quer depender de quem quer que seja, nem mesmo do próprio Criador. A arrogância também impede nosso entendimento da verdade. Se não queremos admitir a necessidade de mudança, ou não queremos aceitar o fato que alguma outra pessoa sabe mais do que nós, nosso orgulho será um bloqueio fatal para o estudo eficaz das Escrituras.



Sem humildade, não reconheceremos nossos próprios defeitos. Somos até capazes de enganar nossos próprios corações para não vermos nosso próprio pecado.



Uma vez que a humildade é obviamente essencial à nossa salvação, deveremos estar preocupados em acrescentar esta qualidade a nossas vidas. Aqui estão umas poucas sugestões simples que nos ajudarão:





"Humilhai-vos na presença do Criador, e ele vos exaltará".

Tiago 4:10



Leia as Escrituras.