Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

6 de agosto de 2016

UM HOMEM JUSTO CUMPRE A PALAVRA DO CRIADOR E, POR ISSO, VIVE





Mensagens do livro de Ezequiel

Ezequiel, um profeta do Criador entendeu bem o problema do pecado. A missão dele foi ajudar o povo a entender a gravidade dos seus erros e as consequências de suas iniquidades. Para este propósito, o Criador escolheu alguém que já estava sofrendo com os exilados que foram levados ao cativeiro na Babilônia por causa do pecado de Judá. E o Criador deixou que Ezequiel sofresse ainda mais para compreender e poder comunicar melhor sobre o problema do pecado. A mensagem dele faz parte do “aio” ou tutor que nos ajuda a compreendermos o problema do pecado e a necessidade do Salvador.

Na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas lemos:

Porém as Escrituras Sagradas afirmam que o mundo inteiro está dominado pelo pecado, e isso para que as pessoas que creem recebam o que o Criador promete aos que têm fé no Messias.
Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir.
Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que o Salvador viesse para podermos ser aceitos pelo Criador  por meio da fé.
Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós.
Pois, por meio da fé no Messias, todos vocês são filhos de Deus.

Num período de castigo nacional, teria sido fácil para os exilados tratar o pecado como um problema da sociedade ou da nação, sem reconhecer a responsabilidade individual. Sabendo que os pecados que levaram ao cativeiro foram cometidos ao longo de séculos pelos antepassados deles, seria ainda mais fácil transferir a responsabilidade da culpa aos outros. Assim, os pecadores ao redor de Ezequiel se sentiriam vítimas, e estariam sofrendo pelos pecados dos outros.

O Criador pergunta:

“Que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram?”.

Ele continua dizendo que ia acabar com este pensamento, deixando bem clara a responsabilidade individual: 

“Tão certo como eu vivo, diz o Criador, jamais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá”.


Primeira geração: 


Um homem justo cumpre a vontade do Criador e, por isso, vive.

Segunda geração:

O filho do justo desobedece aos princípios do Criador e, devido ao seu pecado, morre.

Terceira geração:  

O neto do justo, filho do ímpio, decide não imitar os pecados do pai e vive conforme a palavra do Criador. Ele não sofre as consequências do pai dele. Ele vive por ser justo diante do Criador.

O Criador continua com mais alguns casos para mostrar a possibilidade da própria pessoa decidir mudar, assim mostrando a sua graça e justiça e o livre arbítrio do homem. 

Considere:

O pecador que se arrepende:
Se um perverso se converter ao Criador, deixando de viver no pecado, o Criador perdoa seus pecados e ele vive. É exatamente isso que o Criador quer, porque ele não quer a morte de ninguém. Aqui observamos um dos grandes erros daqueles que ensinam que o Criador, na sua soberania e poder irresistível, predestina especificamente a salvação ou condenação de cada pessoa. Se ele fizesse isso, estaria mentindo ao dizer que ele não quer a morte de ninguém. O Criador é justo e misericordioso, e deixa a escolha entre a vida e a morte com cada pessoa.

O justo que se desvia:

Se um homem justo abandonar o caminho do Criador para se tornar um pecador, ele não será salvo pelas coisas boas que fez no passado, será condenado pelo caminho errado que escolheu.

O pecado é individual e traz consequências sobre o próprio pecador. Mas, o livro de Ezequiel ensina, também, a importância de nos preocupar com os outros, tentando resgatar os pecadores. Quando o Criador chamou Ezequiel para pregar ao povo de Judá, ele usou a figura de um atalaia ou vigia que avisa as pessoas da chegada de um inimigo.

Se não avisar o pecador:

Se o vigia não avisar o perverso da necessidade de se converter, acontecem duas coisas: o pecador morre no pecado, e o atalaia se torna culpado por não ter avisado.

Se avisar o pecador:

Se o atalaia alertar o perverso sobre seu pecado, acontecem duas coisas: se o pecador persistir no pecado, ele ainda morre, mas o vigia fica sem culpa, porque cumpriu a sua responsabilidade.

Se não avisar o justo desviado:

Se um justo desviar do caminho do Criador e o vigia não alertá-lo, acontece o seguinte: o desviado morre no seu pecado, e o vigia se torna culpado por não ter avisado.

Se avisar o justo:

Se o atalaia avisar o justo para não desviar, os resultados são positivos para os dois: o justo recebe a instrução, continua sendo fiel, e vive, e o vigia é salvo por cumprir o seu dever.

Destes exemplos, aprendemos algumas coisas importantes:

A palavra do Criador tem poder para atingir o coração do homem, se este permitir que ela penetre. Cada pessoa decide como agir, assumindo a responsabilidade e sofrendo o castigo pelos seus próprios pecados. Aqueles que recebem a palavra do Criador têm obrigação de avisar os outros sobre o perigo iminente. No Novo Testamento, os seguidores do evangelho recebem esta responsabilidade.

A Resposta para o Problema do Pecado

A justiça do homem, mesmo se juntasse os homens mais fiéis da história, não seria suficiente para resgatar os outros do seu pecado. Mas a mensagem final do livro de Ezequiel não é uma de morte e derrota. Depois de avisar e explicar os castigos por causa do pecado, o Criador apresenta uma mensagem de esperança e redenção. Entre as palavras do livro, são estas mensagens animadoras:

“Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei”.
“Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas.
“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo”.

“Farei com eles aliança de paz; será aliança perpétua”.

Conclusão

Muitas pessoas, até muitos líderes religiosos, tentam minimizar a gravidade do pecado e facilitar a iniquidade. Mas devemos entender que o pecado é fatalmente perigoso. Devemos lutar com tudo que somos para tirar o pecado da nossa própria vida, avisar os outros sobre o perigo do pecado, e manter a pureza do Corpo do Messias. Ezequiel entendeu estas lições. Nós, hoje em dia, precisamos muito da mesma convicção e determinação de expulsar o pecado do nosso meio. Que o Criador nos ajude a amar o bem e odiar o mal. Lembremos:
O Criador não tem prazer na morte de ninguém. Ele quer que todos se convertam a ele.


Analise e medite a Sagrada Escritura.