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30 de junho de 2017

SE A JUSTIÇA VEM PELA LEI DE MOISÉS, O SALVADOR MORREU INUTILMENTE”!














A INDIGNAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO COM OS GÁLATAS.


Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça do Messias, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho do Messias.

Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos QUE SEJA AMALDIÇOADO!

Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a do Criador? Ou   estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo do nosso Salvador.

Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.

NÃO o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi do Messias por revelação.

Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência o povo do Criador, procurando destruí-la.

No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.

Mas o Criador me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.

Tampouco subi a Jerusalém para ver os que já eram apóstolos antes de mim, mas de imediato parti para a Arábia, e tornei a voltar a Damasco.

Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele quinze dias.

É INCRÍVEL ler esta passagem até o presente momento e não ouvirmos qualquer alusão ao vil metal - “o dinheiro” – para as despesas do apóstolo Paulo.

Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.

Quanto ao que lhes escrevo, afirmo diante do Criador que não minto.

Eu não era pessoalmente conhecido pelas comunidades da Judéia que estão no Messias.

Apenas ouviam dizer: "Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir".
E glorificavam ao Pai por minha causa.

Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém, dessa vez com Barnabé, levando também Tito comigo.

AQUI VALE A PERGUNTA que cada um deve fazer a si mesmo: Por que o evangelho narrado por Barnabé não foi deixado para a nossa leitura?

Fui para lá por causa de uma revelação e expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios, fazendo-o, porém, em particular aos que pareciam mais influentes, para não correr ou ter corrido em vão.

Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, foi obrigado a circuncidar-se, apesar de ser grego.

LEMBRANDO: Circuncisão era uma prática da Lei de Moisés que tinha o objetivo de fazer um corte na ponta do pênis de toda criança israelitas aos oito dias de nascido (operação hoje conhecida como fimose).

Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos no Messias e nos reduzir à escravidão.

Não nos submetemos a eles nem por um instante, para que a verdade do evangelho permanecesse com vocês.

Quanto aos que pareciam influentes — o que eram então não faz diferença para mim; o Criador não julga pela aparência — tais homens influentes não me acrescentaram nada.

Pelo contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro, aos circuncisos.

Pois o Criador, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Somente pediram que nos lembrássemos dos pobres, o que me esforcei por fazer.

Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.

E POR QUE o apóstolo Paulo bateu de frente com o apóstolo Pedro?

Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.

Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.

Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: "Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus? 

“Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’, sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei de Moisés, mas mediante a fé no nosso Salvador”. Assim, nós também cremos no Messias para sermos justificados pela fé no Messias, e não pela prática da lei de Moisés, porque pela prática da lei de Moisés ninguém será justificado.

“Se, porém, procurando ser justificados no Messias descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será o Messias então ministro do pecado”?

De modo algum!

Se reconstruo o que destruí, provo que sou transgressor.  
Pois, por meio da lei de Moisés eu morri para a lei de Moisés, a fim de viver para o Criador.

Fui crucificado com o Messias. Assim, já não sou eu quem vive, mas o Messias vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho do Altíssimo, que me amou e se entregou por mim.

“Não anulo a graça do Criador; pois, se a justiça vem pela lei de Moisés, o Salvador morreu inutilmente”! 


Leia as Escrituras.