Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

29 de agosto de 2017

A PALAVRA DO SALVADOR É EXCLUSIVA! ELA LEVA À VIDA ETERNA.


PALAVRAS "DURAS" MAS VERDADEIRAS.

Se não tivéssemos um motivo para agir, a nossa tendência seria ficar onde estamos.
Por que se levantar?
Por que mudar de lugar?
Por que sair do conforto que já encontramos nesta vida?
Por que nos submeter a regras e restrições de um livro escrito há milhares de anos?

A Escritura responde a estas perguntas, várias vezes e de diversas maneiras. Antes de qualquer outro fato, devemos frisar um princípio fundamental das Escrituras. O Criador nos ama e ele quer manter sua bênção sobre nós. Ele nos oferece a bênção de permanecer na sua presença e sob a sua proteção para sempre. Mas para usufruirmos da permanência desta bênção inigualável, precisamos busca-lo, conhecer a vontade dele e agir em obediência.

Para nos motivar, Deus oferece várias afirmações, perguntas e desafios. Muitas vezes, são palavras duras que servem para nos alertar e nos tirar do comodismo espiritual. Vamos examinar alguns exemplos.

Para quem iremos? Um ano antes da morte do Messias, sua missão enfrentou um momento crítico. Sua fama espalhara até ao ponto que enormes multidões o seguiam. O povo imaginava que o Salvador seria a solução perfeita para seus problemas sociais e políticos. Alimentaria as multidões, curaria os enfermos e protegeria o povo de todos os inimigos. Ele seria o perfeito rei! Quando o Salvador soube das intenções da multidão, ele se retirou e passou a noite em oração. No dia seguinte, fez uma advertência dura, repreendendo a ênfase material do povo e desafiando todos os seus ouvintes a buscarem a vida eterna. A grande maioria não gostou dessa mensagem, e o rebanho encolheu de milhares para um punhado de discípulos. O Messias olhou para os doze apóstolos e perguntou: 

“Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?”

Ninguém é forçado a servir o Messias. Ele dá oportunidade para se retirar da presença dele, como fez a multidão. Mas Pedro respondeu a pergunta com palavras que definem a verdadeira fé: 

“Mestre, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo do Criador”. 

Se não seguirmos os ensinamentos do Salvador, onde encontraremos a vida eterna?

Poucos acertam o caminho estreito. Muitas pessoas, erroneamente, acreditam que irão ao céu, independente de suas atitudes em relação à vontade do Criador. O Messias discorda. Ele disse:

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontra”.

A coisa mais importante na nossa vida é encontrar e entrar pela porta estreita.

NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO. Na nossa sociedade, muitos acreditam que existam inúmeros caminhos espirituais igualmente válidos, e que qualquer um deles levará o homem à vida eterna. Até alguns que se dizem servos do Altíssimo apoiam doutrinas que negam a necessidade e a eficácia do sacrifício do Messias, procurando paz e felicidade por meio de meditação, reencarnação ou iluminação mística.
Pedro falou sobre o nosso Salvador quando disse: 

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

 A única mensagem salvadora é o ensinamento de do nosso Salvador:

A palavra do Salvador é exclusiva!

Os injustos não herdarão o reino do Criador. Quando pensamos sobre a injustiça, é fácil condenar as pessoas culpadas de grandes atrocidades contra outros seres humanos. Certamente tais crimes se enquadram na injustiça. Mas a definição dada pelo Criador é mais abrangente, e inclui diversas práticas que os homens geralmente defendem.

 “Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino do Altíssimo”.

 É possível se arrepender e ser perdoado desses pecados, mas as pessoas que permanecem nessas práticas não vão para o céu. Está na hora de nos purificar de toda impureza – moral e espiritual.

Muitos religiosos serão perdidos. O julgamento final trará algumas surpresas desagradáveis. Até muitos líderes religiosos – pessoas que trabalhavam e anunciavam em nome do Messias – serão rejeitados.

 O Salvador disse:

 “Nem todo o que me diz: Mestre, Mestre! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Mestre, Mestre! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”.

Quem ultrapassar a doutrina do Messias será rejeitado. Os seus discípulos devem obedecer-lhe em tudo. Apesar das tendências de muitos líderes religiosos de quererem “atualizar” e “adaptar” a mensagem das Escrituras, os verdadeiros seguidores do Criador precisam se contentar com a palavra revelada há muito tempo atrás.
“Todo aquele que ultrapassa a doutrina do Messias e nela não permanece não tem o Pai; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho”.

A ignorância não é desculpa. Toda criança aprende usar a tática de se esconder atrás da ignorância. Espera clemência por não saber. Muitos adultos continuam com a mesma desculpa, sempre fugindo da responsabilidade. Tal tática não serve na vida em geral, e certamente não serve na vida espiritual. O Criador pode ter mostrado certa tolerância antes de enviar o Messias, mas não temos esta desculpa hoje:

 “Ora, não levou o Criador em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça”. 

Serão banidos eternamente da presença do Criador “os que não conhecem o Pai” e “os que não obedecem ao evangelho”.

O que faremos no fim? Jeremias enfrentou uma situação difícil. Os líderes religiosos enganavam o povo com suas doutrinas humanas, e o povo gostava da mensagem deles! Mas promessas vazias de paz e prosperidade não terão nenhum valor quando chegamos ao julgamento final. Jeremias alertou os seus ouvintes com esta pergunta: 

“Que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?”.

 Nossas escolhas espirituais devem ser analisadas e dirigidas pela mesma pergunta.

Morreremos, e depois disto, vem o juízo. Temos apenas esta vida para acertar o caminho certo, pois “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”. Paulo acrescenta:

 “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal do Messias, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.

 Não há tempo a perder. A nossa eternidade não é brincadeira!

O servo do Criador avisa aos outros do perigo. Uma vez que decidimos nos entregar ao Criador, ainda temos trabalho para fazer. Muitas pessoas ao nosso redor ainda não conhecem o evangelho puro. Cabe aos servos do Criador de hoje avisar aos outros do perigo de negligenciar as suas almas. As palavras que o Altíssimo dirigiu ao profeta Ezequiel nos mostram a responsabilidade dos fiéis hoje:

“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma. Também quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; visto que não o avisaste, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não serão lembradas, mas o seu sangue da tua mão o requererei. No entanto, se tu avisares o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente, viverá, porque foi avisado; e tu salvaste a tua alma”.

 São palavras duras que exigem uma resposta ativa!


Leia as Escrituras.