Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

29 de junho de 2015

OBRAS DA LEI DE MOISÉS OU A FÉ NO FAVOR IMERECIDO?

PAULO ESCREVEU AOS GÁLATAS.

Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o evangelho que anuncio entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou ter corrido em vão.

Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.
CIRCUNCISÃO – Prática da lei de Moisés que consistia em retirar o couro que reveste cabeça do pênis. Hoje conhecida como operação de fimose.
E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos no Salvador e reduzir-nos à escravidão; aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.

E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; o Criador não aceita a aparência do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram; antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão  (pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios) e, quando conheceram o favor imerecido que me foi dado, Tiago, Pedro e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão; recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer.

Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível.

Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão.

OS DA CIRCUNCISÃO  Eram os judeus.

E também os demais judeus fingiram com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pelo fingimento deles.

Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

O APÓSTOLO PAULO fez uma severa advertência a Pedro que se afastava da graça e praticava a lei de Moisés, como é costume de muitos ainda hoje.

Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé no Salvador, também temos crido no Messias, para que fôssemos justificados pela fé no Messias e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.

Mas se, procurando ser justificados no Messias, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser o Messias ministro do pecado? Certo que não!

Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor.

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para o Altíssimo. Estou crucificado com o Messias; logo, já não sou eu quem vive, mas o Messias vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho do Criador, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Não anulo o favor imerecido de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu o Salvador em vão.

Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi o Salvador exposto como crucificado?

Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?

Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.

Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

É o caso de Abraão, que creu no Criador, e isso lhe foi imputado para justiça.

Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.

Ora, tendo a Escritura previsto que o Criador justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.

De modo que os da fé são abençoados com o crédulo Abraão.

Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em TODAS AS COISAS ESCRITAS NO LIVRO DA LEI, para praticá-las.

E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante do Pai, porque o justo viverá pela fé.

Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos POR ELES VIVERÁ.

O Messias nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele PRÓPRIO MALDIÇÃO EM NOSSO LUGAR (Porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, no Salvador, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, QUE É O SALVADOR.

E digo isto: Uma aliança já anteriormente confirmada pelo Criador, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.

Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que o Criador a concedeu gratuitamente a Abraão.

Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, PELA MÃO DE UM MEDIADOR.

Ora, o mediador não é de um, MAS O CRIADOR É UM.

É, porventura, a lei contrária às promessas do Criador? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a JUSTIÇA, na VERDADE, seria procedente de lei.

Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé no Salvador, fosse a promessa concedida AOS QUE CRÊEM.

Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.

De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir ao Messias, a fim de que fôssemos justificados por fé.

Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

Pois todos vós sois filhos do Criador mediante a fé no Salvador; porque todos quantos fostes batizados no Salvador do Salvador vos revestistes.

Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um NO MESSIAS.

E, se sois do Messias, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, POSTO QUE É ELE SENHOR DE TUDO.

Leia as Escrituras.

28 de junho de 2015

DAVI E SALOMÃO NÃO TEMIAM AO PAI. ERAM DESOBEDIENTES.

SOMENTE AO CRIADOR DEVEMOS HONRAS E GLÓRIA

SAMUEL foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Homem de profunda piedade e discernimento espiritual dedicava-se totalmente à realização dos propósitos do Criador para o bem de Israel. Mesmo não sendo ele descendente da linhagem de Aarão, sucedeu a Eli no cargo sacerdotal.

No seu segundo livro ele deixou para nós hoje o que segue:

Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o Criador dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca do Criador se acha NUMA TENDA.

OBSERVE: O Altíssimo já havia destruído todos os inimigos de Davi e que Ele, o Criador É Onisciente.

Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo quanto está no teu coração, porque o Criador é contigo.

PRESTE ATENÇÃO: O profeta Natã de forma espontânea concordou com a intenção de Davi em construir uma casa para o Altíssimo.

PORÉM, naquela mesma noite, veio a palavra do Criador a Natã, dizendo:

Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o Criador: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação?

Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao DIA DE HOJE; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo.

Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?

Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Criador dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel.

E fui contigo, por onde quer que andaste, ELIMINEI os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra.

Prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado, e jamais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Dar-te-ei, porém, descanso de todos os teus inimigos; também o Criador te faz saber que ele, o Criador, TE FARÁ CASA.

PERCEBA: Ao invés de Davi Construir uma casa para o Criador, Ele é quem promete criar uma morada para Davi (SOMBRAS). Esta casa é o nosso corpo e a cabeça é o nosso Salvador.

Quando teus dias se cumprirem (quando Davi morrer) e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e ESTABELECEREI O SEU REINO.

O REINO DO ALTÍSSIMO é para sempre e é reinado pelo Messias.

Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei PARA SEMPRE o trono do seu reino.

Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens.

Mas a minha benevolência se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.

SOMBRAS DAS COISAS FUTURAS: Nós somos o tabernáculo do Criador.

O que acabamos de ler foram palavras do Criador proferidas pelo profeta Natã.

O QUE FEZ DAVI – Ele mesmo falou ao povo do Criador.

DISSE DAVI: Aqui, se levantará a Casa do SENHOR Deus e o altar do holocausto para Israel.

DAVI já dava início as suas desobedecias ao Pai.

Deu ordem Davi para que fossem ajuntados os estrangeiros que estavam na terra de Israel; e encarregou pedreiros que preparassem pedras de cantaria para se edificar a Casa de Deus.

Então, chamou a Salomão, seu filho, e lhe ordenou que edificasse casa ao SENHOR, Deus de Israel.

Disse Davi a Salomão: Filho meu, tive intenção de edificar uma casa ao nome do SENHOR, meu Deus.

A INTENÇÃO era boa, mas desobedeciam as palavras do Criador proferidas pelo profeta Natã.

Porém a mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, na minha presença.

PALAVRAS ditas por Davi (POR DAVI), não pelo Criador. O Criador só falava aos seus escolhidos pela boca DO PROFETA.

Eis que te nascerá um filho, que será homem sereno, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome; paz e tranquilidade darei a Israel nos seus dias.

O DESCEDENTE de Davi que REINA para sempre é o nosso Salvador. Salomão já morreu e seu templo foi destruído por Nabucodonosor.

Este edificará casa ao meu nome; ele me será por filho, e eu lhe serei por pai; estabelecerei para sempre o trono do seu reino sobre Israel.

Agora, pois, meu filho, o Senhor seja contigo, a fim de que prosperes e edifiques a Casa do Senhor, teu Deus, como ele disse a teu respeito.

Que o Senhor te conceda prudência e entendimento, para que, quando regeres sobre Israel, guardes a lei do Criador, teu Pai.

A LEI DO CRIADOR era contra a iniquidade e a impiedade. Estes pecados contra o Criador eram cometidos por Salomão em quase todo o seu reinado.

Então, prosperarás, se cuidares em cumprir os estatutos e os juízos que o Criador ordenou a Moisés acerca de Israel; sê forte e corajoso, não tema, não te desalente.

DAVI se esquecera da onisciência do Altíssimo que já sabia tudo que ocorrera com Salomão. Ele nunca teve temor ao Criador.


Eis que, com penoso trabalho, preparei para a Casa do Senhor cem mil talentos de ouro e um milhão de talentos de prata, e bronze e ferro em tal abundância, que nem foram pesados; também madeira e pedras preparei, cuja quantidade podes aumentar.

Além disso, tens contigo trabalhadores em grande número, e canteiros, e pedreiros, e carpinteiros, e peritos em toda sorte de obra de ouro, e de prata, e também de bronze, e de ferro, que se não pode contar. Dispõe-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo!

Davi deu ordem a todos os príncipes de Israel que ajudassem Salomão, seu filho, dizendo: Porventura, não está convosco o Senhor, vosso Deus, e não vos deu paz por todos os lados? Pois entregou nas minhas mãos os moradores desta terra, a qual está sujeita perante o Senhor e perante o seu povo.

OBSERVEMuita escravidão (FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO).

Disponde, pois, agora o coração e a alma para buscardes ao Senhor, vosso Deus; disponde-vos e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da Aliança do Senhor e os utensílios sagrados de Deus sejam trazidos a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.

Este Senhor que Davi se refere é bem diferente daquele anunciado pelo apóstolo Paulo:

Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.

O Criador que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Criador do céu e da terra, NÃO HABITA EM SANTUÁRIOS FEITOS POR MÃOS HUMANAS.

NEM É SERVIDO POR MÃOS HUMANAS, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; DE UM SÓ FEZ toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem ao Altíssimo se, porventura, TATEANDO, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

Sendo, pois, geração do Altíssimo, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.

 
Leia a Escritura.


18 de junho de 2015

INVENTEM MÚSICAS PARA VOCÊS COMO FEZ O REI DAVI

SOMBRAS DAS COISAS FUTURAS QUE É HOJE.


O Criador falando pela boca do profeta Amós disse:


Ai de vós que desejais o Dia do Criador! Para que desejais vós o Dia do Criador? É dia de trevas e não de luz.

Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostando a mão à parede, fosse mordido de uma cobra.

Não será, pois, o Dia do Criador trevas e não luz? Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade?

Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes NÃO tenho nenhum prazer.

E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.

Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.

Antes, corra O JUÍZO como as águas; e a JUSTIÇA, como ribeiro perene.

Apresentastes-me, vós, sacrifícios e ofertas de manjares no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?

Sim, levastes Sicute, vosso rei, Quium, vossa imagem, e o vosso deus-estrela, que fizestes para vós mesmos.

Por isso, vos desterrarei para além de Damasco, diz o Altíssimo, cujo nome é Criador dos Exércitos.

Ai dos que andam à vontade em Sião e dos que vivem sem receio no monte de Samaria, homens notáveis da principal das nações, aos quais vem a casa de Israel!

Passai a Calné e vede; e, dali, ide à grande Hamate; depois, descei a Gate dos filisteus; sois melhores que estes reinos? Ou será maior o seu território do que o vosso território?

Vós que imaginais estar longe o dia mau e fazeis chegar o trono da violência; que dormis em camas de marfim, e vos espreguiçais sobre o vosso leito, e comeis os cordeiros do rebanho e os bezerros do cevadouro; que cantais à toa ao som da lira E INVENTAIS, COMO DAVI, instrumentos musicais PARA VÓS MESMOS; afligis com a ruína de José.

Portanto, agora, ireis em cativeiro entre os primeiros que forem levados cativos, e cessarão as pândegas dos espreguiçadores.

Jurou o Altíssimo por si mesmo, o Criador dos Exércitos, e disse: Abomino a soberba de Jacó e odeio os seus castelos; e abandonarei a cidade e tudo o que nela há.

Se numa casa ficarem dez homens, também esses morrerão.

Tendo eles comido de todo a erva da terra, disse eu: O Criador, perdoa, rogo-te; como subsistirá Jacó? Pois ele é pequeno.

Então, o Altíssimo se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Criador.

Isto me mostrou o Criador: Eis que o Criador chamou o fogo para exercer a sua justiça; este consumiu o grande abismo e devorava a herança do Criador.

Então, disse eu: O Criador cessa agora; como subsistirá Jacó? Pois ele é pequeno.

E o Criador se arrependeu disso. Também não acontecerá, disse o Criador.

Mostrou-me também isto: Eis que o Criador estava sobre um muro levantado a prumo; E TINHA UM PRUMO NA MÃO.

O Criador me disse: Que vês tu, Amós? Respondi: UM PRUMO. Então, me disse o Criador Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo de Israel; E JAMAIS PASSAREI POR ELE.



Leia as Escrituras.