Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

13 de julho de 2013

O SALVADOR OU O TEMPLO: ESCOLHA!

João 9

Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego.

Os seus discípulos perguntaram: — Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?

Jesus respondeu: — Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele.

Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar.

Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.

Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego

e disse: — Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer “Aquele que Foi Enviado”.) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo.

Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: — Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola?

— É! — Diziam alguns. — Não, não é. Mas é parecido com ele! — Afirmavam outros. Porém ele dizia: — Sou eu mesmo.

— Como é que agora você pode ver? — Perguntaram.

Ele respondeu: — O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: “Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto.” Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo.

— Onde está esse homem? — Perguntaram. — Não sei! — Respondeu ele.

Então levaram aos fariseus o homem que havia sido cego.

O dia em que Jesus havia feito lama e curado o homem da cegueira era um sábado.

*Pronto: A liderança religiosa que perdura até os dias de hoje já tinha nas mãos um pretexto para incriminar o nosso Salvador. Ele desobedecia a lei de Moisés e se encontrava nos alpendres do templo.

Aí os fariseus também perguntaram como ele tinha sido curado. — Ele pôs lama nos meus olhos, eu lavei o rosto e agora estou vendo — respondeu o homem.

Alguns fariseus disseram:O homem que fez isso não é de Deus porque não respeita a lei do sábado. E outros perguntaram: — Como pode um pecador fazer milagres tão grandes? E por causa disso houve divisão entre eles.

Então os fariseus tornaram a perguntar ao homem: — Você diz que ele curou você da cegueira. E o que é que você diz dele? — Ele é um profeta! — Respondeu o homem.

*O Filho do Criador sempre foi duvidado das maravilhas que fazia em prol dos seus amados filhos.

Os líderes judeus não acreditavam que ele tinha sido cego e que agora podia ver. Por isso chamaram os pais dele

*É nesse momento em que todo aquele que ficar do lado da Sã Doutrina no Salvador é fustigado para mentir em desfavor daquele que morreu pelo perdão dos nossos pecados. É a prova de que a liderança é um grupo da mais alta periculosidade.

e perguntaram:Esse homem é filho de vocês? Vocês dizem que ele nasceu cego. E como é que agora ele está vendo?

Os pais responderam: — Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego.

Mas não sabemos como é que ele agora pode ver e não sabemos também quem foi que o curou. Ele é maior de idade; perguntem, e ele mesmo poderá explicar.

*Sentiram nas palavras dos pais daquele que fora curado o temor de não serem expulsos do templo deles caso falassem a verdade?

No evangelho de Mateus 11:12 já vemos isso:

“Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo”.

Os pais disseram isso porque estavam com medo, pois os líderes judeus tinham combinado expulsar da sinagoga quem afirmasse que Jesus era o Messias.

Foi por isso que os pais disseram: “Ele é maior de idade; perguntem a ele.”

Então os líderes judeus chamaram pela segunda vez o homem que tinha sido cego e disseram: — Jure por Deus que você vai dizer a verdade. Nós sabemos que esse homem é pecador.

*Somos levados a mentir, ou seja, assinar o nosso passaporte para o reino de satanás que é o pai da mentira. Leiamos em João 8:44.

“Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras”.

Ele respondeu: — Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: Eu era cego e agora vejo!

— O que foi que ele fez a você? Como curou você da cegueira? — Tornaram a perguntar.

O homem respondeu: — Eu já disse, e vocês não acreditaram. Por que querem ouvir isso outra vez? Por acaso vocês também querem ser seguidores dele?

Então eles o xingaram e disseram: — Você é que é seguidor dele! Nós somos seguidores de Moisés.

*Vemos mais uma vez que os nossos lideres religiosos não querem deixar a lei carnal de Moisés e aceitar a Lei Perpétua e Espiritual da Graça. É a cruz que mataram o Salvador sendo “pisada”.

Sabemos que Deus falou com Moisés; mas este homem, nós nem mesmo sabemos de onde ele é.

Ele respondeu: — Que coisa esquisita! Vocês não sabem de onde ele é, mas ele me curou.
Sabemos que Deus não atende pecadores, mas ele atende os que o respeitam e fazem a sua vontade.

Desde que o mundo existe, nunca se ouviu dizer que alguém tivesse curado um cego de nascença.

Se esse homem não fosse enviado por Deus, não teria podido fazer nada.

Eles disseram: — Você nasceu cheio de pecado e é você que quer nos ensinar? E o expulsaram da sinagoga.
Jesus ficou sabendo que tinham expulsado o homem da sinagoga. Foi procurá-lo e, quando o encontrou, perguntou: — Você crê no Filho do Homem?

Ele respondeu: — Senhor, quem é o Filho do Homem para que eu creia nele?

Jesus disse: — Você já o viu! É ele que está falando com você!

— Eu creio, Senhor! — Disse o homem. E se ajoelhou diante dele.

Então Jesus afirmou: — Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que veem.

Alguns fariseus que estavam com ele ouviram isso e perguntaram: — Será que isso quer dizer que nós também somos cegos?

— Se vocês fossem cegos, não teriam culpa! — Respondeu Jesus. — Mas, como dizem que podem ver, então continuam tendo culpa.

*Comentários meus.

Fonte de pesquisa a bíblia – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL