Paulo,
apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e
fiéis irmãos em Cristo que se encontra em Colossos,
graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.
Damos sempre
graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde
que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os
santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes
ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que chegou até vós; como também,
em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde
o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; outros,
fiel ministro de Cristo, o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.
Por esta razão,
também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir
que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e
entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor,
para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno
conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da
sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando
graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos
na luz.
Ele
nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do
seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de
toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas,
nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam
soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele
e para ele.
Ele é antes
de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
Ele é a
cabeça do corpo, da igreja. Ele é o
princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a
primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que,
havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse
consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
E a vós
outros também que, outrora, éreis estranhos
e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne,
mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele
santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, alicerçados
e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que
foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei
ministro.
Agora, me
regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de
Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;
da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me
foi confiada a vosso favor, para dar pleno
cumprimento à palavra de Deus: O mistério que estivera oculto
dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos
quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério
entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; o qual
nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a
sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso é
que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia
que opera eficientemente em mim.
Gostaria,
pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses
e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e
vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção
do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus,
Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e
do conhecimento estão ocultos.
Assim
digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.
Pois, embora
ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e
verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Ora, como
recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e
edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de
graças.
Cuidado
que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a
tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto,
nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
Também,
nele, estais aperfeiçoados. Ele é a cabeça de todo principado
e potestade.
Nele, também
fostes circuncidados, não por intermédio de mãos,
mas no despojamento do corpo da carne, que é a
circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo,
no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o
ressuscitou dentre os mortos.
E a vós
outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da
vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos
delitos; tendo cancelado
o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual
nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e,
despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao
desprezo, triunfando deles na cruz.
Ninguém, pois, vos
julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua
nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que
haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
Ninguém se
faça juiz contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos,
baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não
retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas
e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que,
como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: Não manuseies isto, não
proves aquilo, não toques
aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois
que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
Tais coisas, com efeito, têm aparência de
sabedoria, como culto de si mesmo,
e de falsa humildade, e de
rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a
sensualidade.
EGOLATRIA
[De ego-1 + -latria.]
Adoração de si mesmo; culto do eu; egotismo:
[De ego-1 + -latria.]
Adoração de si mesmo; culto do eu; egotismo:
Os ególatras são soberbos ao extremo, demonstram ser
importantes, se denominam pilares da igreja, ninguém pode tocar neles, fazem
questão da última palavra ser a deles, ai daqueles que não lhes atenderem, e
por aí vai...
Carta do apóstolo Paulo aos colossenses.