ASSIM FALOU PAULO O APÓSTOLO DOS GENTIOS.
Mas o que para mim era ganho reputei-o
perda pelo meu Salvador. E, na verdade, tenho também por perda todas as
coisas, pela excelência do conhecimento do Messias,
meu Salvador; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as
considero como ESTERCO, para que possa ganhar o Messias.
ESTERCO - Excremento de animais, ou vegetais apodrecidos, que servem como adubo; estrume. Lixo, imundície.
Foi assim que o
apóstolo Paulo comparou o que aprendeu com o seu “mestre” Gamaliel.
Muitos pregadores, com
muita grosseria e desrespeito ao apóstolo Paulo, maculam a sua imagem pelo
simples fato da sua conversão à doutrina do Messias contrariar os seus ensinamentos heréticos,
ou seja, abandonou o “Sistema Religioso”.
Vamos ler.
Pois, se nós, que procuramos ser justificados no Messias, nós mesmos também somos achados
pecadores, é porventura o Messias ministro do pecado? De maneira nenhuma.
Porque, se torno a edificar aquilo que
destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
Porque eu, pela
lei, estou morto para a lei, para viver para o Criador.
Já estou crucificado com o Salvador; e vivo, não mais eu, mas o Salvador vive em mim; e a vida que
agora vivo na carne, vivo-a pela fé
do Filho do Homem, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Não aniquilo a graça do Criador;
porque, se a justiça provém da lei, segue-se que o nosso Salvador morreu inutilmente.
Ó loucos gálatas! Quem vos enfeitiçou
para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem o Salvador foi evidenciado, crucificado, entre vós?
Só quisera saber isto
de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da lei
ou pela pregação da fé?
Sois vós tão loucos que, tendo começado pelo
Espírito, acabeis agora pela carne?
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também
foi em vão.
Aquele, pois, que vos dá o
Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras
da lei, ou pela pregação da fé?
Assim como Abraão creu no Altíssimo, e isso lhe foi contestado
como justiça.
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Ora, tendo a Escritura prevista que o Criador havia de
justificar pela fé os gentios,
anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
De sorte que os que são da fé são benditos com o benevolente Abraão.
Todos aqueles, pois, que são das obras
da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas
que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante do
Altíssimo, porque o justo viverá pela fé.
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que
fizer estas coisas, por elas viverá.
O nosso Salvador nos resgatou da maldição da lei,
fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito
todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse
aos gentios por meio do Messias, e para que pela fé nós recebamos a promessa do
Espírito.
Irmãos, como homem falo; se a
aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência(singular). Não diz: E às
descendências(plural), como falando de muitas, mas como de uma só: E
à tua descendência, que é o Salvador.
Mas digo isto:
Que tendo sido a aliança anteriormente
confirmada pelo Altíssimo no seu filho o Messias, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de
forma a abolir a promessa.
Porque, se a herança provém da lei, já não provém da
promessa; mas
o Criador pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa
das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta
pelos anjos na mão de um medianeiro.
Ora, o medianeiro não o é de um só, mas o
Criador é um.
Logo, a lei é contra
as promessas do Criador? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que
pudesse vivificar a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa
pela fé no Salvador fosse dada aos que nele creem.
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei,
e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
De maneira que a lei nos serviu de escudeiro, para nos conduzir ao Salvador, para que pela fé fôssemos justificados.
Mas, depois que veio a fé, já
não estamos debaixo de tutores.
Porque todos sois filhos do Altíssimo pela fé no Salvador.
Porque todos quantos fostes batizados no Salvador
já vos revestiram do Salvador.
Nisto não há judeu
nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós
sois um no Messias.
E, se sois do Messias, então sois
descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Digo, pois, que todo
o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja
senhor de tudo; mas está debaixo de tutores e curadores ATÉ
AO TEMPO DETERMINADO PELO PAI.
Assim também nós, quando éramos meninos,
estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do
mundo.
Mas, vindo à plenitude dos tempos, o
Criador enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para
remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos A ADOÇÃO DE FILHOS.
É só ler as
Escrituras.