Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

29 de março de 2015

O SERVO JÓ - FIEL POR TEMOR AO CRIADOR

A FIDELIDADE DE JÓ INDEPENDE DA RELIGIÃO E DOS SEUS PRECEITOS.


Havia um homem na terra dos Caldeus, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente ao Criador e que SE DESVIAVA DO MAL.

TEMOR AO CRIADOR – Princípio da sabedoria.

Nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente.

– Na realidade era um homem muito rico e próspero.

Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.

– Realmente tinha temor ao seu Criador.

Num dia em que os servos do Criador vieram apresentar-se perante (o exército celestial) o Altíssimo, veio também Satanás entre eles

Então, perguntou o Criador a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Criador e disse: De rodear a terra e passear por ela. 

Perguntou ainda o Criador a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente ao Pai e que se desvia do mal. 

Então, respondeu Satanás ao Criador: Porventura, Jó em vão teme ao Pai?

SATANÁS – Como se pudesse, jogava o Criador contra o fiel Jó.

Acaso, não o cercaste com arbusto, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoou, e os seus bens se multiplicaram na terra. 

Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

SATANÁS – Continua provocando o Altíssimo a ficar contra Jó, como se pudesse.

Disse o Criador a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do Criador.

OBSERVE – Satanás é obediente ao seu Criador.

Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito, que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; de repente, deram sobre eles os adoradores dos astros, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. 

Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo do Altíssimo caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova.

SATANÁS – O pai da mentira.

Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. 

Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito, eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova. 

Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Criador o deu e o Criador o tomou; bendito seja o nome do Altíssimo!

SATANÁ – Ficou derrotado na sua investida contra a fidelidade de Jó para com o seu Criador. 

Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu ao Pai falta alguma. 

Num dia em que os servos do Altíssimo (exercito celestial) vieram apresentar-se perante o Criador, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Criador. 

Então, o Criador disse a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Criador e disse: De rodear a terra e passear por ela. 

Perguntou o Criador a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente ao Pai e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para consumi-lo sem causa. 

Então, Satanás respondeu ao Criador: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. 

Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face.

SATANÁS – Tenta mais uma vez jogar o Criador contra o servo fiel Jó, como se pudesse.

Disse o Criador a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.

SATANÁS – Demonstra escancaradamente o poder do Altíssimo sobre ele.

Então, saiu Satanás da presença do Criador e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se. 

Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa o Pai e morre.

QUEM SE LEMBRA – Da serpente.

Mas ele () lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem do Altíssimo e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.


Leia as Escrituras.