E ASSIM O APÓSTOLO
PAULO ESCREVEU AOS EFÉSIOS
Porque pela GRAÇA sois
salvos, mediante a fé; e isto não vem de
vós; é dom do Criador; não de obras, para que ninguém se glorie.
...Senhor, Senhor, não profetizamos nós em
teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos
muitas maravilhas?
E
então lhes direi abertamente: Nunca vos
conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais A INIQUIDADE.
INIQUIDADE – Pecado contra o Criador. Ir após outros deuses.
GRAÇA – Favor imerecido.
Nós estávamos fora do plano do Pai até que Ele se fez homem, habitou entre nós,
morreu e nos adotou para sermos inseridos no plano da salvação.
Pois somos feitura dele, criados no Messias, o Salvador para
boas obras, as quais o Pai de antemão preparou para que andássemos nelas.
Portanto, lembrai-vos
de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles
que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo,
estáveis sem o Messias, separados da comunidade de Israel e estranhos às
alianças da promessa, não tendo esperança e sem o Criador no mundo.
NA LEI DE MOISÉS
– Os que
viviam debaixo da lei (o nosso Salvador viveu)
eram obrigados a cortar o couro que cobria a cabeça do pênis, hoje conhecida
como “ operação de fimose”.
NA LEI DA GRAÇA –
Esta operação é feita de forma espiritual e é no
nosso entendimento.
Mas, agora, no Salvador, vós, que antes estáveis longe,
fostes aproximados pelo sangue do Messias.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos
fez um; e, tendo derribado a parede da
separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei
dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo,
um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus,
por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
HOJE: Israel +
Gentio = O Povo do Criador.
E, vindo, anunciou a paz a vós outros que estáveis longe
e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, AMBOS TEMOS ACESSO AO PAI EM
UM ESPÍRITO.
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos
santos, e sois da família do Altíssimo, edificados
sobre o fundamento dos APÓSTOLOS E PROFETAS, sendo ele mesmo, o Salvador,
a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário
dedicado ao Pai, no qual também VÓS JUNTAMENTE
ESTAIS SENDO EDIFICADOS PARA HABITAÇÃO DO CRIADOR NO ESPÍRITO.
Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro do Salvador, por amor de
vós, gentios, se é que tendes ouvido a respeito da dispensação DO FAVOR
IMERECIDO DO CRIADOR a mim confiada para vós outros; pois, segundo uma
revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco,
resumidamente; pelo que, QUANDO LEDES, podeis compreender o meu
discernimento do mistério do Messias, o qual, em outras gerações, não foi dado
a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos APÓSTOLOS
E PROFETAS, no ESPÍRITO, a saber, que os gentios são
co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa no Messias
por meio das boas novas; das qual fui constituído ministro conforme o dom da
graça do Criador a mim concedida segundo a força operante do seu poder.
A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de
pregar aos gentios as boas novas das insondáveis riquezas do Salvador e
manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto no
Altíssimo, que criou todas as coisas, para que, pela congregação dos salvos, a
multiforme sabedoria do Criador se torne conhecida, agora,
dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno
propósito que estabeleceu no Messias, nosso Salvador, pelo qual TEMOS OUSADIA E ACESSO
com confiança, mediante a fé nele.
Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas
tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória.
Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome
toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da
sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu
Espírito no homem interior; e, assim, habite o Salvador no vosso coração, pela
fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes
compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a
altura, e a profundidade e conhecer o amor do Salvador, que excede todo ENTENDIMENTO, para que sejais tomados de toda
a plenitude do Criador.
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do
que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a
ele seja a glória, na reunião dos salvos e do Messias, por todas as gerações,
para todo o sempre. Assim Seja!
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Criador, que andeis de modo digno
da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com
longanimidade, suportando-vos UNS AOS OUTROS EM
AMOR, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do
Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e
um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa
vocação; há um só Criador, uma só fé, um só
batismo; UM SÓ CRIADOR E PAI DE
TODOS, O QUAL É SOBRE TODOS, AGE POR MEIO DE TODOS E ESTÁ EM TODOS.
E o favor imerecido
foi concedida A CADA UM DE NÓS segundo a
proporção do dom do Messias.
Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, LEVOU CATIVO
O CATIVEIRO E CONCEDEU DONS AOS HOMENS.
Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido
até às regiões inferiores da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos
os céus, para encher todas as coisas.
E ele mesmo CONCEDEU
uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros
para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o
desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo do Messias, ATÉ QUE TODOS cheguemos à
unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho do Altíssimo, à perfeita
varonilidade, à medida da estatura da plenitude do Salvador, PARA QUE NÃO
MAIS SEJAMOS COMO MENINOS, AGITADOS DE UM LADO PARA OUTRO E LEVADOS AO REDOR
POR TODO VENTO DE DOUTRINA, PELA ARTIMANHA DOS HOMENS, PELA ASTÚCIA COM QUE
INDUZEM AO ERRO.
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo
naquele que é a cabeça, o Salvador, de quem todo o corpo, bem ajustado e
consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de
cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo
em amor.
Isto, portanto, digo e no Salvador testifico que não mais andeis como
também andam os gentios, na vaidade dos seus
próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida do Criador
por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais,
tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez,
cometerem toda sorte de impureza.
Mas não foi assim que aprendestes ao Messias, se é que, de
fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade no Salvador,
no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que
se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no ESPÍRITO DO
VOSSO ENTENDIMENTO, e vos revistais do novo homem, criado
segundo o Criador, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o SEU PRÓXIMO, porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos e não
pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava
não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para
que tenha com que acudir ao necessitado.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim
unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim,
transmita graça aos que ouvem.
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes
selados para o dia da redenção.
Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e
blasfêmias, e bem assim toda malícia.
Antes, sede uns para
com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos
uns aos outros, como também o Criador, no Messias, vos perdoou.
Sede, pois, imitadores do Criador, como
filhos amados; e andai em amor, como também o Salvador nos amou e se entregou a
si mesmo por nós, como oferta e sacrifício ao Pai, EM AROMA SUAVE.
Não é um estudo bíblico.
É a leitura da Escritura.