PAULO, CONVERTIDO, ANUNCIA AS BOAS NOVAS AOS GENTIOS.
GENTIO – Toda raça humana que não era descendente
de Israel.
Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça do Messias,
para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando,
querendo perverter o evangelho do Messias.
Mas, ainda que nós ou
um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês,
que seja
amaldiçoado!
Como já dissemos, agora repito: Se alguém anuncia a vocês um evangelho diferente daquele que já
receberam, que
seja amaldiçoado!
Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a do Criador? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar
a homens, não
seria servo do Messias.
Irmãos, quero que
saibam que o
evangelho por mim anunciado não é de origem humana.
Não o recebi de
pessoa alguma nem me foi ele ensinado; ao contrário, eu o recebi do Salvador o Messias por revelação.
Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como
perseguia com violência o povo do Criador, ou seja, OS
DO CAMINHO procurando destruí-lo.
No judaísmo, eu
superava a maioria dos judeus da
minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus
antepassados.
PRESTE MUITA ATENÇÃO – O apóstolo
Paulo era um Hebreu da tribo de Benjamim. Um Judeu que seguia fielmente a Lei de Moisés.
Mas o Criador me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em
mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não
consultei pessoa alguma.
Tampouco subi a Jerusalém para ver os que já eram apóstolos antes de mim, mas de imediato parti para a Arábia e voltei
outra vez a Damasco.
Depois de três anos,
subi a Jerusalém para conhecer Pedro
pessoalmente e estive com ele quinze dias.
OBSERVE QUE o
apóstolo Paulo ao se converter não necessitou de liderança alguma para lhe
ensinar durante anos e anos como “pregar” a Palavra do Criador.
Ele já FOI anunciar o evangelho do Salvador, conforme o dom que o Pai
lhe deu.
Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão
do Messias.
Quanto ao que escrevo a vocês, afirmo diante do
Criador que não minto.
A seguir, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
Eu não era pessoalmente conhecido pelos salvos
da Judeia que estão no Messias.
Apenas ouviam dizer: "Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que antes
procurava destruir".
E glorificavam ao Altíssimo por minha causa.
Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém, dessa vez
com Barnabé, levando também Tito comigo.
Fui para lá por causa
de uma revelação e expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios,
fazendo-o, porém, em particular aos que pareciam mais influentes, para não correr ou
ter corrido inutilmente.
Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, foi obrigado a circuncidar-se, apesar de ser grego.
LEMBRANDO QUE
somente o povo que seguia a Lei de Moisés era obrigado a fazer a circuncisão,
ou seja, a operação de “fimose” hoje conhecida como corte
de parte da extremidade do pênis.
Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos
infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos no Messias e nos reduzir à escravidão.
PENSE: Voltar ao julgo da Lei de Moisés.
Não nos
submetemos a eles nem por um instante, para que a verdade do evangelho permanecesse com vocês.
Quanto aos que pareciam influentes - o que eram então não faz diferença para
mim; O Criador não julga pela aparência - tais homens
influentes não me acrescentaram
nada.
Ao contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a prática
de anunciar evangelho aos incircuncisos; assim como a Pedro, aos
circuncisos.
INCIRCUNCISOS –
Eram os Gentios, ou seja, os que não estavam sob o julgo da Lei de Moisés. Os
judeus.
Pois o Criador, que
operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por
meu intermédio para com os gentios.
Reconhecendo o favor imerecido que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas,
estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios e eles aos
circuncisos.
Somente pediram que nos lembrássemos dos pobres, o que me
esforcei por fazer.
Quando, porém, Pedro
veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.
Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando,
porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos
gentios, temendo os que eram da circuncisão.
Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia,
de modo que até Barnabé se deixou levar.
Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do
evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: "Você
é judeu, mas vive como gentio e não como judeu”. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?
"Nós, judeus de nascimento e não gentios pecadores, sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé no Messias o nosso Salvador”.
Assim, nós também cremos no Salvador
para sermos justificados pela fé no Messias, e NÃO
pela prática da Lei, porque
pela prática da Lei ninguém será justificado.
“Se, porém,
procurando ser justificados no Messias descobrimos que nós mesmos somos
pecadores, será o Messias então ministro do pecado”? DE MODO ALGUM!
Se reconstruo o que destruí, provo que sou transgressor.
Pois, por meio da Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para o Criador.
Fui crucificado com o Salvador.
Assim, já não sou eu quem vive, mas o Salvador vive
em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho do
Altíssimo, que
me amou e se entregou por mim.
Não anulo o favor
imerecido do Criador; pois, se a
justiça vem pela Lei, o nosso Salvador morreu inutilmente!"
Leia as Escrituras.