O APÓSTOLO PAULO
ESCREVEU AOS GÁLATAS.
Para a liberdade o Messias nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.
SABEMOS DO QUE O Apóstolo
Paulo está falando, mas é bom lembrar: Ele
fala do jugo da Lei de Moisés que foi na cruz “abolida”.
Eis que eu, Paulo,
vos digo que, se vos deixardes circuncidar, o Messias de nada vos
aproveitará.
MEDITE: A
circuncisão era um dos preceitos da Lei de Moisés.
E de novo testifico a
todo homem que se deixa circuncidar,
que está OBRIGADO a guardar TODA a Lei de Moisés.
Separados estais do Messias, vós os que vos justificais pela Lei de Moisés; da graça decaístes.
O PROCESSO RELIGIOSO
não explica, mas é bom saber. Se alguém pratica “um” só preceito da Lei de Moisés, fica “obrigado” a cumprir todos os mais de 700
(setecentos) preceitos.
Nós, entretanto, pelo
Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
Porque no Messias
nosso Salvador nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que
opera pelo amor.
Corríeis bem;
quem vos impediu de obedecer à verdade?
Esta persuasão não
vem daquele que vos chama.
Um pouco de fermento leveda a massa toda.
O APÓSTOLO PAULO
faz referência ao que se ensina de forma contrária a Sã Doutrina do Salvador.
Um só falso
líder faz
com que muitas ovelhas sejam conduzidas à perdição eterna.
Confio de vós, no Salvador,
que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele
que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação.
Eu, porém, irmãos, se
é que prego ainda a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado.
Oxalá se
mutilassem aqueles que vos andam “inquietando”.
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes
pelo amor servi-vos uns aos outros.
Pois toda a lei se
cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
AQUI PODEMOS
afirmar que esta é Lei do
Criador, ou seja, Amar o Próximo.
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos
outros, vede não vos
consumais uns aos outros.
Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir
a cobiça da carne.
Porque a carne luta
contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro,
para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da
lei.
Ora, as obras da
carne são manifestas, as quais são: a prostituição,
a impureza, a lascívia,
a idolatria, a feitiçaria, as inimizades,
as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as
dissensões, os partidos,
as invejas, as bebedices, as orgias, e
coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos
preveni, que
os que tais coisas praticam não herdarão o reino do Criador.
Mas o fruto do
Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade,
a bondade, a fidelidade,
a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
E os
que são do Salvador crucificaram a carne com as suas paixões e
concupiscências.
Se vivemos pelo
Espírito, andemos também pelo Espírito.
Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros,
invejando-nos uns aos outros.
Irmãos, se um homem
chegar a ser surpreendido em
algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito
de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.
Levai as cargas uns
dos outros, e assim cumprireis a lei do Messias.
Pois, se alguém pensa
ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Mas prove cada um a sua própria obra, e
então terá motivo de glória somente em si mesmo, e não em outrem; porque cada qual levará o seu próprio
fardo.
E o que está sendo instruído
na palavra, faça participante em todas as boas
coisas aquele que o instrui.
Não vos enganeis; o
Criador não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a
corrupção; mas quem semeia no Espírito, do
Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer o
bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Então, enquanto temos
oportunidade, façamos bem a todos, mas
principalmente aos domésticos da fé.
Vede com que grandes
letras vos escrevo com minha própria mão.
Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses
vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz do Messias.
Porque nem ainda
esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis,
para se gloriarem na vossa carne.
Mas longe esteja de mim
gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Salvador,
pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Pois nem a circuncisão
nem a incircuncisão é coisa alguma, MAS SIM O SER UMA NOVA CRIATURA.
E a todos quantos andarem
conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel do
Altíssimo.
Daqui em diante ninguém me
moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas do Salvador.
Leia as Escrituras.