PREGAÇÃO OU TEATRO DE
BONECOS?
“Eu
asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida
eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida”.
João 5:24
Na pregação “MODERNA” o comportamento
dos pregadores e a reação do público se parecem muito com o teatro de bonecos. O manipulador, nessa
modalidade teatral, é aquele que dá vida e expressão aos bonecos nos seus
mais variados formatos. Nos grandes congressos evangélicos, a diferença é que o
manipulador é chamado de pregador, e o objeto de sua manipulação são multidões INCAUTAS.
Conheçamos alguns
tipos de crentes que se deixam manipular:
CRENTE MARIONETE
Marionetes são os
mais elaborados bonecos entre os vários tipos usados no teatro. Geralmente, são
construídos com madeira, com articulações nos pulsos, cotovelos, ombros,
cintura, quadris, joelhos e, ocasionalmente, pescoço e tornozelos. Uma
marionete padrão é movimentada através de uma série de nove fios que obedece à
seguinte distribuição: um para cada braço, um para cada perna, dois para a
cabeça, um para cada ombro e um para as costas. Os fios de sustentação da
marionete são ligados a um controle central de madeira em forma de cruz que é
movimentado por uma única
mão do manipulador.
Os pregadores manipuladores também têm os seus “fios”, isto é, os seus
clichês, as suas frases de efeito, para
mecanizar o culto e manipular o povo,
afastando-o da Palavra de Deus e do Deus da Palavra:
“Quem nasceu para
vencer levante a mão”!
E os que não têm mãos?
“Aperte a mão do seu
irmão até que ele diga ‘aleluia’”.
E os que são mudos?
“Tire o pé do
chããão”, etc.
E os que não têm pernas?
MAS VEJA QUE CURIOSO!
Na manipulação de
marionetes há uma cruz na mão do manipulador! E, na pregação moderna, não
existe mais cruz! Além disso, o pregador não está mais na mão do Criador, o Controlador de todas as coisas!
CRENTE FANTOCHE
A montagem do
fantoche é feita numa luva, calçada na mão do
manipulador, que dá movimento ao boneco. Ele tem tamanho e gestos
limitados às dimensões e possibilidades gestuais do operador. A sua construção
é relativamente simples: cabeça e mãos são feitas geralmente de material
resistente, como madeira, unidas entre si por uma roupa folgada de tecido
aberta atrás, por onde é introduzida a mão do manipulador.
Pregadores
manipuladores costumam ter facilidade para enganar crentes
fantoches, que costumam ser “cabeça dura”, por não frequentarem a Escola Bíblica Dominical e os cultos ensino da Palavra,
além de fazerem “corpo mole” para a obra de
Deus. Esses crentes não têm firmeza e vivem atrás de movimentos. Quando ficam
diante de um manipulador, comportam-se como se estivessem hipnotizados e
obedecem a todas as suas ordens...
Certos milagreiros, à
semelhança dos manipuladores de fantoches, que introduzem a mão no interior do
boneco, têm conseguido tocar na alma de crentes desavisados, fazendo-os ter sentimentos
nunca antes experimentados! Alguns, ao ouvirem esses “pregadores”,
caem ao chão anestesiados, riem sem parar, rugem, latem,
unem as mãos e não conseguem mais separá-las, etc. E assim caminha o
teatro, ops!, o culto “evangélico”, sem
pregação expositiva da Palavra de Deus e muita HIPNOSE, considerada hoje uma grande
manifestação do Espírito!
CRENTE MAMULENGO
Mamulengo é uma
corruptela de “mão molenga” e alude a um
tipo de boneco comum nos teatros do Nordeste do Brasil. O manipulador — ou
mamulengueiro — emprega um tom bastante crítico nos diálogos e improvisa
bastante, ao fazer piadas de HUMOR PESADO, que
ridicularizam fatos ou pessoas da comunidade.
Não é difícil de
identificar os
mamulengueiros e os mamulengos no
meio “evangélico”. Ambos, ignorando o
evangelho, valorizam as pregações e as canções revanchistas, ridicularizadoras,
zombeteiras, pelas quais se tripudia dos
inimigos, que não são as
hostes do mal, o mundo ou a carne. Os seus inimigos são os
seus vizinhos, patrões, colegas de trabalho e irmãos que os viram na prova e
os não ajudaram, e agora são hostilizados “entre
a plateia” por aqueles que estão no PALCO...
CRENTE JÔRURI
Comum nos teatros de
bonecos do Japão, o jôruri adquiriu grande requinte a partir do século XVIII,
com movimento de olhos e articulação dos dedos. Mas a sua movimentação não é
fácil. São necessários três manipuladores: o mestre, vestido com traje cerimonial, responsável pela
cabeça e o braço direito, e dois manipuladores assistentes, vestidos de preto e
com um capuz cobrindo o rosto.
O crente jôruri
geralmente é classe média alta e catedrática. NÃO
É FÁCIL MANIPULÁ-LO. Clichês de autoajuda como “Ouse
sonhar” não funcionam com ele. Ele é muito racional e submete tudo ao
teste da lógica. Para convencê-lo, é preciso um
manipulador-mestre — capaz de mexer com a sua cabeça e com a sua mão direita, induzindo-o a
colocá-la no bolso!
Os mais famosos manipuladores
de crente jôruri são conhecidos como os homens mais sábios do mundo. Não há rico e
intelectual que resista aos seus argumentos! Dizem que eles, quando usam a “suas sabedorias” e contam com a ajuda de seus
assessores, conseguem arrecadar dinheiro para comprar tudo!
Fazer o quê? Na falta
de exposição da Palavra de Deus, sobram as representações teatrais. E aumenta cada vez mais o número de manipuladores e
manipulados nesse grande circo, ops!
Grande teatro que se tornou “o culto evangélico” nesses tempos atuais.
Leia as Escrituras.