Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

14 de setembro de 2014

O TRANSGRESSOR E PECADOR DAVI

O SERVO DO ALTÍSSIMO DAVI

Davi voltou para casa a fim de estar com a sua família, e Mical (sua primeira esposa), filha de Saul, saiu para encontrá-lo. Ela disse: — Que bela figura fez hoje o rei de Israel! Parecia um sem-vergonha, mostrando o corpo para as empregadas dos seus funcionários!

Davi respondeu: — Eu estava dançando em louvor ao Criador, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a dançar em louvor ao Criador e me humilharei ainda mais diante dele. Você pode pensar que eu não sou nada, mas aquelas moças de quem você falou vão me dar muito valor!

E Mical, filha de Saul, nunca teve filhos.

O rei Davi conseguiu controlar completamente o seu reino, e o Criador o livrou de todos os seus inimigos.

Um dia Davi disse ao profeta Natã:Veja só! Aqui estou eu, morando numa casa revestida de madeira de cedro, enquanto a arca da aliança (a representação do Criador de forma física) está guardada numa barraca! 

A palavra tabernáculo vem do latim tabernaculum, "TENDA", "CABANA" ou "BARRACA" e designa o santuário portátil onde durante o Êxodo até os tempos do Rei Davi os israelitas guardavam e transportavam a arca da Aliança, a menorá e demais objetos sagrados. Em hebraico se chamava mishkan, משכן, "moradia", (local da Divina morada). Também se denominava mow'ed, מוֹעֵד, "Tenda da Reunião". Era composto de três dependências: Átrio Exterior, Santo Lugar e Santo dos Santos.

Natã respondeu:Faça tudo o que quiser porque o Criador está com você.

Mas naquela noite o Criador disse a Natã:

Vá e diga ao meu servo Davi que eu mandei dizer o seguinte: “Não é você a pessoa que deve construir um templo para eu morar nele”. 

Podemos entender que o Criador já tinha a sua verdadeira morada e o seu verdadeiro construtor, ou seja, o Nosso Salvador construiria um Templo Espiritual e nós seríamos a sua VERDADEIRA MORADA ( No nosso entendimento). 

Desde que tirei do Egito o povo de Israel e até hoje, eu não tenho morado em nenhum templo. Tenho viajado morando numa barraca.

 “Em todas as minhas viagens com o povo de Israel, nunca perguntei aos líderes que escolhi por que razão eles não construíram para mim um templo revestido de cedro.”

Portanto, diga ao meu servo Davi que eu, o Criador Todo-Poderoso, digo o seguinte: “Eu tirei você do trabalho de pastoreador de ovelhas nos campos, para que governasse o meu povo de Israel”.

Estive com você em todos os lugares por onde tem ido e, conforme você foi avançando, eu o defendi de todos os seus inimigos. Eu farei com que você seja famoso, tão famoso quanto os maiores líderes do mundo.

Escolhi um lugar para o meu povo de Israel e o fiz morar ali, onde eles viverão em paz. Desde que entraram nesta terra, eles têm sido atacados por povos violentos, mas isso não acontecerá mais. Eu prometo que livrarei você de todos os seus inimigos e que lhe darei descendentes.

E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele.

Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. 

AQUI VALE UMA ANÁLISE:
O Criador foi bem claro em dizer que Ele, representado pela Arca do Conserto, habitava em uma barraca; 

O Templo de Salomão não durou para sempre; 

O Templo de Herodes da mesma forma foi destruído.

PERGUNTA

Que descendente de Davi construiu um templo e este é para sempre? Em que local ele está edificado? 

RESPOSTAS: 

a) O descendente foi o Nosso Messias, o Nosso Salvador. 

b) A sua edificação somos nós. Nós somos a habitação do Espírito do Nosso Criador. Nós somos a sua barraca.

Eu (O Criador) serei o pai dele, e ele (O Salvador) será meu filho. Quando ele errar, eu o castigarei como um pai castiga seu filho.

Porém não retirarei dele o meu amor, como fiz com Saul, para que você pudesse ser rei.

Você sempre terá descendentes, e eu farei com que o seu reino dure para sempre. “E a sua descendência real nunca terminará.”

E Natã contou a Davi tudo o que o Criador lhe havia revelado.
DAVI OROU AO PAI E TOMOU DECISÕES ABSURDAS EM DESACORDO COM A LEI DE AMOR AO PRÓXIMO. A LEI DO ALTÍSSIMO.

O rei Davi entrou na barraca, sentou-se e orou assim: — Ó Pai, meu Criador, eu não mereço tudo o que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece.

E, como se as bênçãos do passado ainda fossem poucas, agora estás fazendo promessas a respeito dos meus descendentes no futuro. E deixaste um homem ver isso, ó Pai, meu Criador!

O que mais posso te dizer? Tu me conheces, pois sou teu servo.

Era o teu desejo e propósito fazer isso; e tu me deixaste saber de todas essas grandes coisas.

Como és grande, ó Pai, nosso Criador! Não há ninguém igual a ti; como temos ouvido dizer, somente tu és o Criador; não existe outro.

Não há nenhuma outra nação na terra como o teu povo de Israel, que libertaste para ser o teu próprio povo. Tu te tornaste famoso e fizeste grandes e maravilhosas coisas por eles. Tu libertaste o teu povo do Egito e expulsaste as outras nações e os seus deuses conforme o teu povo ia avançando.

Ó Pai, tu fizeste com que o teu povo de Israel fosse teu para sempre e te tornaste o seu Pai.

— E agora, ó Pai, nosso Criador, confirma a promessa que fizeste a meu respeito e a respeito da minha família e cumpre o que disseste que ia acontecer.

A tua fama será grande, e para sempre as pessoas dirão: “O Criador Todo-Poderoso é o Criador de Israel.” E tu farás com que sempre haja reis entre os meus descendentes.
Pai Todo-Poderoso, Criador de Israel! Eu tenho coragem para te fazer esta oração porque revelaste a mim, teu servo, que farás com que os meus descendentes sejam reis.

— E mais. Tu, ó Pai, me fizeste esta maravilhosa promessa, e as tuas promessas sempre se cumprem porque tu és o Criador.

Eu te peço agora que abençoes os meus descendentes para que eles continuem a ter sempre a tua proteção. Tu, ó Pai, meu Criador, prometeste isso. Que a tua bênção esteja com os meus descendentes para sempre! 

DEPOIS DE “ORAR” ENTRA EM CENA O GENOCÍDIO DE DAVI 

GENOCÍDIO 

[De gen(o)-2 + -cídio.]
Substantivo masculino.

Crime contra a humanidade, que consiste em, com o intuito de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, cometer contra ele qualquer dos atos seguintes: matar membros seus; causar-lhes grave lesão à integridade física ou mental; submeter o grupo a condições de vida capazes de o destruir fisicamente, no todo ou em parte; adotar medidas que visem a evitar nascimentos no seio do grupo; realizar a transferência forçada de crianças dum grupo para outro:
"Quantas esperanças fundaram os alemães nos gases asfixiantes e na guerra bacteriológica! .... E os que mais protestavam contra esses nefandos genocídios herdaram a idéia e continuaram estudos de aperfeiçoamento dela" (Fidelino de Figueiredo, O Medo da História, pp. 153-154). 

Algum tempo depois, Davi atacou os filisteus, derrotou-os e acabou com o poder deles naquela região.

Ele também derrotou os moabitas. Fez com que se deitassem no chão, mediu-os com uma corda e matou dois terços deles. Assim os moabitas se tornaram escravos de Davi e lhe pagavam impostos.

Então Davi atacou o rei de Zoba, Hadadezer, filho de Reobe, quando este foi tomar de novo as terras que ficam perto do rio Eufrates.

Davi prendeu mil e setecentos cavaleiros de Hadadezer e vinte mil dos seus soldados da infantaria; também aleijou os cavalos que puxavam os carros, deixando cavalos somente para cem carros.

Os sírios de Damasco foram socorrer Hadadezer, e Davi matou vinte e dois mil deles.

Em seguida colocou acampamentos militares na terra deles. Davi os dominou, e eles lhe pagavam impostos. O Criador fez com que Davi fosse vitorioso em todos os lugares aonde ia.

Davi tomou dos oficiais de Hadadezer os escudos de ouro que eles usavam e os levou para Jerusalém.

Também levou uma grande quantidade de bronze das cidades de Betá e Berotai, que eram governadas por Hadadezer.

O rei Toí, da cidade de Hamate, soube que Davi tinha derrotado todo o exército de Hadadezer.

Então enviou o seu filho Jorão para cumprimentar Davi e para lhe dar parabéns por ter vencido Hadadezer. Acontece que Toí havia lutado muitas vezes contra Hadadezer. Jorão levou para Davi objetos feitos de prata, de ouro e de bronze.

E o rei Davi os separou para serem usados na adoração ao Pai, juntamente com a prata e o ouro que havia tomado dos povos que havia conquistado, isto é, os edomitas, os moabitas, os amonitas, os filisteus e os amalequitas. E fez a mesma coisa com parte do que havia tirado de Hadadezer.

Davi se tornou ainda mais famoso quando voltou depois de ter matado dezoito mil edomitas no vale do Sal.

Ele colocou acampamentos militares em todo o país de Edom e dominou o povo dali. O Criador fez com que Davi fosse vitorioso em todos os lugares aonde ia.

DE ACORDO COM AS ESCRITURAS DAVI AGRADOU OU DESAGRADOU AO PAI CELESTIAL? 

Ele mesmo assim falou ao Altíssimo:

Tem misericórdia de mim, ó Pai, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 

Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 

Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.

Cria em mim, ó Pai, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

Livra-me dos crimes de sangue, ó Pai, Criador da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.

Abre, Pai, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.

Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.

Os sacrifícios para o Criador são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Pai.

Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.

Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

QUE OS PECADOS DE DAVI NÃO SIRVAM DE EXEMPLOS PARA NÓS. 

Leia as Escrituras.