TIAGO
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Quando as Igrejas aceitaram a canonicidade desta epístola de
Tiago, identificaram comumente como seu autor o Tiago, irmão de Jesus ("o
irmão do Senhor", Gálatas 1:1-19), cuja função tão marcante na primeira
comunidade de Jerusalém (At 12:17ss; 15:13-21; 21:18-26; 1Cor 15:7; Gl 1:19;
2:9,12) foi coroada pelo martírio nas mãos de judeus no ano 62.
Os estudiosos costumam repudiar a tese de que esta epístola
teria sido escrita pelo apóstolo Tiago, filho de Zebedeu (Mt 10:2), que Herodes
Agripa I mandou matar em 44 (At 12:2), mas alguns defendem a noção de que o
autor seria o outro apóstolo Tiago, filho de Alfeu (Mt 10:3). Já os antigos hesitavam
neste ponto e os modernos ainda o discutem, inclinando-se pela negativa. As
palavras de Paulo em Gl 1:19 foram interpretadas em ambos os sentidos. Foi
escrita por volta do ano 45 d.c.
Tiago, assim escreveu:
Servo de Deus, e do Senhor Jesus
Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
Meus irmãos tende grande gozo
quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé
opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua
obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa
alguma.
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá
liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com
fé,
em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada
pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Não pense tal homem que receberá
do Senhor alguma coisa.
O homem de coração dobre (Fingido; hipócrita) é inconstante em todos os seus
caminhos.
Mas glorie-se o irmão abatido (Enfraquecido) na sua exaltação,
E o rico em seu abatimento;
porque ele passará como a flor da erva.
Porque sai o sol com ardor, e a
erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim
se murchará também o rico em seus caminhos.
Bem-aventurado o homem que suporta a
tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor
tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De
Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado
pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando
atraído e engodado pela sua própria concupiscência (Desejo
intenso de bens ou gozo materiais)
Depois, havendo a concupiscência
concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não erreis, meus amados irmãos.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito
vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de
variação.
Segundo a sua vontade, ele nos
gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas
criaturas.
Portanto, meus amados irmãos, todo o
homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera
a justiça de Deus.
Por isso, rejeitando toda a
imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós
enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não
somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Porque, se alguém é ouvinte da
palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu
rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo,
e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem
para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte
esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Se alguém entre vós cuida ser
religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião
desse é vã.
A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar
os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
Fonte de pesquisa:
As Escrituras