Atos dos Apóstolos 17
Fica notório que os apóstolos iam sempre ensinar as
Escrituras nas sinagogas. ("Casa de oração dos judeus) (nós brasileiros não somos judeus,
mas gentil na carne); surgiram
durante o exílio na Babilônia, entre os judeus que amavam o Criador,
mas não podiam adorar no templo em Jerusalém. Ensinar as Sagradas Escrituras
naqueles locais era perseguição certa e às vezes e até mesmo a morte.
Esta perseguição continua até os dias de hoje. Com a mudança
de nome sinagoga para templo/igreja aquele que falar ali sobre a Sã Doutrina,
pode ficar certo da perseguição, ou seja, expulsão e exclusão por parte dos “líderes”
e das inocentes ovelhas que ficam encarceradas naquele local chamado “aprisco”,
na certeza de que encontrará diante daquele altar o Criador.
Está na Bíblia.
Paulo e Silas passaram pelas cidades de Anfípolis e Apolônia
e chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga.
Conforme o seu costume, Paulo foi lá e nos três sábados
seguintes falou sobre as Escrituras
Sagradas com as pessoas que estavam ali na sinagoga.
Paulo lhes explicava e provava que o Messias precisava
sofrer e que, depois de morrer, tinha de ressuscitar. Ele dizia: — Este Messias
que estou anunciando a vocês é o Salvador.
Paulo e Silas conseguiram convencer disso algumas daquelas
pessoas, as quais se juntaram a eles. Um grande número de não-judeus convertidos
ao Judaísmo e muitas senhoras da alta sociedade também se juntaram ao grupo.
Mas os judeus ficaram com inveja. Eles foram
buscar alguns homens maus entre os malandros das ruas e formaram um grupo de
desordeiros. Estes fizeram muita confusão na cidade e atacaram a casa de Jasão,
procurando Paulo e Silas a fim de os levar para o meio do povo.
Mas, como não os encontraram, levaram à força Jasão e alguns
outros irmãos até a presença das autoridades da cidade, gritando: — Aqueles
homens têm provocado desordens em todos os lugares! Agora
chegaram até a nossa cidade,
e Jasão os hospedou na casa dele. Eles estão desobedecendo
às leis do Imperador romano, dizendo que existe outro rei, chamado o Messias.
Tanto a multidão como as autoridades ficaram agitadas quando
ouviram essas palavras.
E as autoridades soltaram Jasão e os outros, depois que eles
pagaram a quantia exigida para isso.
Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para a
cidade de Beréia. Quando chegaram lá, eles
foram à sinagoga.
As pessoas dali eram mais bem educadas do que as de
Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as
Escrituras Sagradas para saber se o que
Paulo dizia era mesmo verdade.
Assim muitos judeus naquela cidade creram, e também
não-judeus, tanto mulheres da alta sociedade como também muitos homens.
Mas, quando os judeus de Tessalônica souberam que Paulo
tinha anunciado a palavra do Criador também em Beréia, foram até lá e começaram
a agitar e atiçar o povo contra
eles.
Então os irmãos enviaram Paulo imediatamente para o litoral;
porém Silas e Timóteo ficaram em Beréia.
Os irmãos que protegiam Paulo o levaram até a cidade de
Atenas. Depois voltaram para Beréia, levando um recado de Paulo; ele pedia que
Silas e Timóteo fossem encontrá-lo em Atenas o mais depressa possível.
Enquanto estava esperando Silas e Timóteo em Atenas, Paulo ficou revoltado ao ver a cidade tão
cheia de ídolos.
Ele ia para a sinagoga e ali falava com os judeus e com os
não-judeus convertidos ao Judaísmo. E todos os dias, na praça pública, ele
falava com as pessoas que se encontravam ali.
Alguns professores epicureus e alguns estóicos discutiam com
ele e perguntavam: — O que é que esse ignorante está querendo dizer?
Outros comentavam: — Parece que ele está falando de deuses estrangeiros.
Diziam isso porque Paulo estava anunciando o Salvador e a ressurreição.
Então eles o levaram a uma reunião da Câmara Municipal e
disseram: — Gostaríamos de saber que novo ensinamento é esse que você está
trazendo para nós.
Pois você diz algumas coisas que nos parecem esquisitas, e
nós gostaríamos de saber o que elas querem dizer.
É que todos os moradores de Atenas e os estrangeiros que
viviam ali gostavam de passar o tempo
contando e ouvindo as últimas novidades.
Então Paulo ficou de pé diante deles, na reunião da Câmara
Municipal, e disse: — Atenienses! Vejo que em todas as coisas vocês são muito religiosos.
De fato, quando eu estava andando pela cidade e olhava os
lugares onde vocês adoram os seus deuses,
encontrei um altar em que está escrito: “AO DEUS DESCONHECIDO”. Pois esse Deus
que vocês adoram sem conhecer é justamente aquele que eu estou anunciando a
vocês.
— O Criador, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é
o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos.
E também não precisa que façam nada por
ele, pois é ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais.
De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem
na terra. Antes de criar os povos, o Criador marcou para eles os lugares onde
iriam morar e quanto tempo ficariam lá.
Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez
encontrá-lo, embora ele não esteja longe
de cada um de nós.
Porque, como alguém disse: “Nele vivemos, nos movemos e existimos.” E alguns dos poetas de
vocês disseram: “Nós também somos filhos
dele”.
E, já que somos filhos dele, não devemos
pensar que o Criador é parecido com um ídolo de ouro, de prata ou de pedra,
feito pela arte e habilidade das pessoas.
No passado o Criador não levou em conta essa ignorância. Mas agora ele manda que todas as
pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados.
Pois ele marcou o dia em que vai julgar o mundo com justiça,
por meio de um homem que escolheu. E deu prova disso a todos quando ressuscitou esse homem.
Quando ouviram Paulo falar a respeito de ressurreição,
alguns zombaram dele, mas outros disseram: Em outra ocasião queremos ouvir você falar sobre este
assunto.
Então Paulo foi
embora dali.
Mas algumas pessoas creram e se juntaram a ele. Entre essas
estavam Dionísio, que era membro da Câmara Municipal, uma mulher chamada
Dâmaris e mais outras pessoas.
Fontes de pesquisas:
SBB – Sociedade Bíblica Brasileira - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Dicionário Bíblico Ebenezer